Oh Canadá!

Blog criado para informar familiares e amigos sobre nossas aventuras e desventuras em terras canadenses

Viagem de Prospecção - Toronto

O início da nossa viagem para ver se as histórias faziam jus ao real

Viagem de Prospecção - Ottawa/Gatineau

A nossa viagem chega na capital canadense e na divida com a Belle Province.

Viagem de Prospecção - Ville du Québec

Visitando a lindíssima Ville du Québec.

Viagem de Prospecção - Montréal

O final da nossa viagem nos levou à Montréal

18 de abril de 2010




Bem, esse post não vai ser muito longo. É só para informar que o site do MICC mudou completamente. Está mais dinâmico, agradável, com design fluído....diria que ficou mais apresentável.
Enfim, ficou muito mais fácil de procurar informações que antes ficavam escondidas pelo site confuso.
Sim, está completamente diferente do design padrão do site Canadense, porém quem disse que não poderiam inovar?


Novo site do MICC

até

13 de abril de 2010

Acabaram-se as revoluções tranquilas....


Eu havia comentado há alguns posts atrás sobre as mudanças orçamentárias da chamada “Revolução Cultural” do Québec. Dei uma ênfase na saúde, que é a medida que tem levantado maior clamor popular, porém outras medidas também foram impostas para os outros setores. A Pati do blog Patitando fez um ótimo post sobre isso e recomendo que leiam para ficarem inteirados do que está acontecendo.


Fico extremamente preocupado com essas mudanças e não consigo evitar comparações, embora saiba que Brasil-Quebec possuem realidades muito diferentes para serem objetos de amostra. Mas não tem como analisar outra realidade de forma incrivelmente neutra, não é mesmo?

A província do Québec estava em vermelho há muito tempo e era de conhecimento de todos que algumas medidas seriam tomadas, só não sabíamos quais. Achei que os impactos na imigração seriam maiores do que os apresentados, porém isso não tira a gravidade da situação. Talvez a minha irritação seja por achar que antes de tomar tais medidas, a distribuição desse orçamento precisaria ser revista. Como melhorar a saúde injetando mais dinheiro, quando o real problema é a escassez de médicos e enfermeiros? Talvez por isso que desejam adicionar o tal “ticket modulador”, para diminuir o número de pessoas na sala de espera.

As outras províncias também estão no vermelho e também estão com suas próprias mudanças no orçamento. Não é um problema só do Québec...
Antes que alguém pense: não desistimos de imigrar , mas além de precisar fazer todo um novo replanejamento orçamentário nosso, precisamos estar preparados para mais mudanças geográficas depois que já estivermos vivendo em terras geladas, se acharmos que a balança está pesando injustamente contra nossos bolsos...

10 de abril de 2010

Para treinar o Francês....




Existem milhares de podcasts francófonos pela internet, e é uma das várias maneiras de treinar o entendimento da língua e principalmente do sotaque Québécois. Porém com tanta variedade, podemos fazer escolhas mais elaboradas e nos decidirmos pelos podcasts que além da língua francesa nos informam outras coisas também importantes.
Eu, por exemplo, tenho uma pequena lista de podcasts que acho importante acompanhar:

Christiane Charette é um podcast muito interessante que nos informa sobre a sociedade Canadense (principalmente da província do Québec), promovendo debates das mais diversas informações. Diferente de muitos outros podcasts que tentam forçar o uso da língua culta nos debates, esse utiliza o francês mais coloquial misturando expressões em inglês normais do francês Québec. Os debates seguem a linha normal, com pessoas falando juntas, muita confusão e risadas. Interessante para ir treinando como serão as conversas por lá.

Le Courrier Mondial é um podcast da Rádio Canadá Internacional, voltado para todos os países de língua francesa que queiram saber curiosidades canadenses. As emissões são sempre esclarecedoras, tópicos voltados para nos explicar como funciona a estrutura da sociedade canadense. Além disso, os ouvintes podem ligar (por telefone ou Skype), mandar e-mail ou carta e participar do programa com perguntas. Os que participam ao vivo participam também de um Quiz sobre o Canadá. Recomendo, é muito bom! E um bom modo de treinar o Francês é usar o skype para conversar ou deixar recado para eles.

Pomme e Mandarine – As comunidades francófonas possuem tradições e culturas muito diferentes e nesse podcasts a tentativa é fazer uma comparação entre essas culturas e sua integração à sociedade Canadense. Não ouço com tanta freqüência, mas é um podcast interessante e esclarecedor.

Tam Tam Canada – Esse podcast é voltado para os imigrantes e sua integração, as dificuldades, os obstáculos, como o governo está enxergando os imigrantes e as leis voltadas para ou contra eles.

Além desses podcasts, existem programas de TV pela internet com jornais passando notícias importantes e curiosidades. Dentre essas eu gosto de ver:

Kilometre Zero – é um programa de documentários com perguntas que a sociedade Québécois precisa fazer a si própria e analisar os dois lados. O primeiro que eu assisti, para vocês terem idéia, era sobre Eutanásia e Suicídio assistido. O bom desse programa é que eles entrevistam pessoas na rua e cada um com seu sotaque diferenciado das mais diferentes regiões.



Bom com tudo isso só posso dizer uma coisa: 24h é pouco para eu conseguir fazer tudo o que eu gostaria...

4 de abril de 2010

E a saúde, como vai?



No Canadá o sistema de saúde é Público. Ou melhor, "era".... ou será que ainda é?
Explico: No Canadá o sistema de saúde sempre foi público, pago pelo governo sendo um dos exemplos que nosso governo se baseou para criar o SUS. Nesse sistema o governo arca com todas as despesas para suprir as necessidades médicas dos cidadãos. Dessa forma a idéia é dar um sistema de saúde digno para todos os habitantes, sem desigualdade. Logicamente existem controvérsias, existem problemas, nada é perfeito ou agrada á todos. Porém não podemos fazer comparações com o sistema do Brasil e do Canadá,  mesmo as pessoas que moram no Canadá possuem visões diferentes sobre esse assunto e como não posso dar o "meu" parecer não vou entrar nesse mérito.

Porém o governo do Québec divulgou esta semana o orçamento de 2010. Tentando diminuir o déficit nos próximos anos, o governo do Québec mexeu em algumas medidas de políticas públicas que não vinham sendo revistas desde 2000, quando o governo diminuiu os impostos.
Dentre esses pontos revistos está a saúde gratuita (além das universidades e eletricidade).

A tal "medida de contribuição geral para a saúde", será cobrada no pagamento do imposto de renda, sendo CAD$50 para 2010 (pago em 2011), CAD$100 para 2011 (pago em 2012 e CAD$200 para 2012 (pago em 2013).

Só que esse pagamento só será obrigatório para pessoas que possuem rendas dentro da faixa proposta pelo governo. Uma pessoa que mora só e recebe até CAD$14.040,00 por ano e um casal com 1 filho e que tenha rendimento anual de no máximo CAD$28.595,00 estão isentos dessa taxa.

Existem pessoas que reclamem, existem pessoas que digam que tendo esse dinheiro realmente revertido para o povo não teria problema. Porém que isso gerará muita confusão, não tenho dúvida.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More