Oh Canadá!

Blog criado para informar familiares e amigos sobre nossas aventuras e desventuras em terras canadenses

Viagem de Prospecção - Toronto

O início da nossa viagem para ver se as histórias faziam jus ao real

Viagem de Prospecção - Ottawa/Gatineau

A nossa viagem chega na capital canadense e na divida com a Belle Province.

Viagem de Prospecção - Ville du Québec

Visitando a lindíssima Ville du Québec.

Viagem de Prospecção - Montréal

O final da nossa viagem nos levou à Montréal

28 de maio de 2010

2ª entrevista - OK








PASSEI NA ENTREVISTAAAA!!!!! Foi tudo muito bom, embora tenha demorado demais..

Vou contar abaixo como foi:


A minha entrevista estava marcada para às 15h30min, porém eu cheguei às 14h. Não conseguia mais ficar em casa esperando ficar mais próximo.

Havia uma garota esperando para ser entrevistada e fomos avisados pela secretaria que a primeira entrevista tinha demorado pra começar e que por isso as subseqüentes se atrasariam também.

Depois de um tempo o casal que estava sendo entrevistado saiu e a
Mme Marlène Charron-Geadah veio chamar a garota das 14h30. Após alguns minutos (foi uma entrevista rápida) a porta se abriu de novo e a garota saiu muito feliz. A Mme Marlène Charron-Geadah pediu para que eu aguardasse um instante e quando voltou já me acompanhou até a sala.
Ela perguntou quando e onde eu tinha estudado francês e qual meu nível. Após minha resposta ela disse que ia começar a entrevista que avaliaria as informações do meu dossiê., inclusive se meu francês era como eu tinha falado, porém ela falaria rápido e se eu não entendesse algo era só pedir para repetir.
Pediu meu passaporte e perguntou sobre a minha viagem ao Canadá, querendo saber o que me surpreendeu mais e que citasse exemplos, fazendo paralelismos com a vida em São Paulo.
Após viu minha profissão e pediu meu diploma, carteira de trabalho e holerith. Perguntou se eu tinha pesquisado sobre o mercado de trabalho e qual empresa tinha chamado mais minha atenção.
Perguntou então quanto ganhava um analista por lá, se era melhor que aqui. Por isso ela já emendou uma pergunta sobre o custo de vida de lá, e quais foram minhas pesquisas sobre o assunto. Tirei da manga minha planilha de custos e entreguei, porém ela disse que como tinha pesquisado várias cidades, tinha que ter planilha das outras por serem custos diferentes. Ela perguntou meus hobbies e se praticava esportes. Quando falei que só ia em teatro e cinema, ela disse que eu era muito chato rssss
Perguntou se eu tinha procurado apartamento e debatemos um pouco sobre preços de aluguéis e o resto dos valores da minha planilha.
Após isso ela perguntou desde quando eu queria imigrar, e já juntou a pergunta: "Pq Québec?"
Nessa pergunta ela pediu de novo que fizesse um paralelo com São Paulo.
Conversamos um pouco sobre as impessões dela de São Paulo (nesse momento ela mudou pro inglês), onde ela disse que achava que a sociedade brasileira era menos conservadora do que realmente é. Conversamos ainda em inglês sobre o que eu faria hoje se passasse. Eu disse que hoje é o dia da pizza em casa, o que ela disse ser um jeito horrível de comemorar rss
Aí ela imprimiu o CSQ e as informações do federal, disse que meu francês era ótimo, que entendi tudo sem pedir pra repetir e meu inglês também era bom. Explicou sobre a francisação em ligne e me deu as instruções de como pegar o appendre Québec online. Disse que ainda achava um meio horrível de comemorar, mas me desejou uma ótima pizza.
Eu sou incrivelmente falante então provavelmente por isso minha entrevista demorou mais do que o normal (50 minutos), além do fato de eu ser o último entrevistado do dia.

Estou muito feliz e agradeço TODOS os pensamentos positivos. Tudo foi muito importante ao me manter calmo durante o processo. Quem vai fazer a entrevista agora, recomendo calma. Mme Marlène Charron-Geadah é muito simpática, calma e te deixa muito tranqüilo para responder o que quiser, no seu tempo. Ela talvez não olhe seu projeto, só queria saber se você pesquisou sobre, o que pode ser frustrante pra quem acha que o projeto é só para mostrar na entrevista (já entrei nesse tema anteriormente), mas se você percebe que ela só está verificando se você está no caminho certo, então dá até um certo orgulho dela não precisar ler folha por folha. 




Bem, é isso, deixa eu terminar minha pizza. Rsss

26 de maio de 2010

Relato da Entrevista

Não tinha idéia de como eu estaria neste dia de entrevista. Algumas palavras eram perturbadoramente corriqueiras: medo, apreensão, ansiedade... E tive de tudo um pouco neste últimos dias, mas fui motivado pela energia positiva dos amigos e família e do meu amorzão.
A eles meu agradecimento perene.

Bom, mas deixa eu iniciar o relato propriamente dito. Minha entrevista estava marcada para as 10h e cheguei 20 minutos antes (moro perto e conheço umas boas padarias pra tomar um café-espanta-ansiedade). Na sala de espera um casal do RJ aguardava (não me lembro o nome deles, não sou bom pra nomes...)

As 10h em ponto Mme Marlène Charron-Geadah me chama...
Ela me explica que a entrevista será em francês e com o obejtivo de esclarecer pontos do dossiê. Ela se mostra muito atenciosa e simpática. Seu comportamento e gestual lembra a de um técnico eficiente, pois faz perguntas curtas e diretas, mas se surgissem dúvidas ela repetia de um outro modo.

No meu caso ela fez o seguinte roteiro:
-Pediu passaporte e verificou que viajei em fev/2010 pra lá. Quis saber quais cidades conheci, o que mais gostei e o que achei diferente do Brasil. Perguntou o que achava que as pessoas tem de diferente lá em relação aos brasileiros e os pontos negativos que percebi nesses dias de visita. Respondi que fiquei poucos dias, mas que a cordialidade é o que mais me chamou a atenção nos quebequenses. Em relação a pontos negativos comentei acerca do primeiro contato com o vento frio do inverno, mas que era suportável com roupa adequada, etc...
- Confirmou dados pessoais: endereço e estado civil.
- Escolaridade: investigou tempo de formação (diplomas) e especializações. Perguntou sobre equivalência de diploma para atuar no Québec (mostrei todos os formulários que já recebi da OIIQ - Ordem dos Enfermeiros de Québec). Ela me perguntou se já conhecia alguém que passou por essa adaptação de diploma. Comentei que acompanho blogs de enfermeiras no Canadá que já fizeram todo o processo e hoje trabalham. Em seguida, perguntou se eu havia pesquisaso sobre mercado de trabalho de enfermagem. Nem pediu para ver as pesquisas que realizei (mas tava tudo ali a postos na pasta!)
-Perguntou DO QUE eu sentiria mais falta estando em Québec. Pensei no mais óbvio: do contato mais fácil com meus amigos e família, mas que a internet e telefone ajudariam a manter os laços vivos.
-Experiências profissionais: pediu, analisou e questionou detalhes de CADA experiência de trabalho listadas no dossiê. Como eu havia colocado duas experiências que não constam na Carteira de Trabalho, tive que explicar bem direitinho, mas tudo numa linguagem simples e direta.
- Perguntou em qual cidade pretendia morar. Respondi que inicialmente em Montréal, por facilitar a integração etc...

A cada duas ou três perguntas ela virava-se pro computador e digitava algumas informações. Do nada, ela vira-se e começa a falar comigo em inglês, perguntando em qual nível ele está, se fiz curso específico de lingua inglesa e se utilizo inglês no meu trabalho... Tive que ficar bivolt nessa hora...

Depois dessa pergunta ela digita mais algumas informações e vejo as folhinhas sendo impressas... OBA!!! Consegui.
Ela me entrega o CSQ e explica sobre o processo federal. Fiquei tão emocionado que não prestei atenção em mais nada desde que as folhas foram impressas...

Então, em resumo: comigo ela fez uma avaliação estritamente técnica da formação em enfermagem e das experiências professionais. Ela não solicitou minha planilha financeira, mas a cada contrato de trabalho que apresentei (até os não-CLT) ela fez umas continhas na calculadora. Em relação ao último emprego anexei o informe de rendimentos do ano-base 2009. Ela nem precisou fazer contas. hehe.

No saldo de minha experiência ficou uma ótima impressão de Mme Charron, pelo modo calmo que conduziu a entrevista. E no mais, só alegria...

E agora, é a vez de acalmar a ansiedade do Jônatas...

Bjão e abraços a todos os leitores.

Ps. Sobrevivi à primeira incursão ao mundo dos blogs... quem diria...

1ª Entrevista – OK!








Eu estou em uma correria só, mas vim aqui só pra dizer que o Marcos PASSOU NA ENTREVISTA!!!!

Hoje ele fez a entrevista com a Mme Marlène Charron-Geadah e passou. Ele vai escrever o relato dele e depois eu coloco aqui (nem que eu tenha que ameaçá-lo), ok?

Enquanto isso fico aqui roendo as unhas e esperando a minha entrevista.... ai ai ai.

5 de maio de 2010

Enquanto a entrevista não chega...


Conforme o tempo passa, vai ficando mais perto o dia da nossa entrevista. Para aliviar um pouco essa tensão toda, vou tentando adiantar a documentação da parte Federal que também tem inúmeras tarefas que dependem da gente.
O tempo que vai desde a abertura do processo Federal até o recebimento do visto dura, em média, 7 meses. Dizem que esse ano as coisas serão mais rápidas para tentar agilizar a entrada dos imigrantes no mercado de trabalho e suprimir a demanda que será maior com a saída dos "Baby-boomers".

Bom, resumindo um pouco, o necessário para dar entrada no federal é:


  • Atestado de Antecedentes Criminais
  • CSQ
  • Cópias Autenticadas de Documentos
  • Formulário IMM0008
  • Formulário IMM0008 Annexe 1
  • Formulário IMM0008 Annexe 5
  • Formulário IMM5406
  • Formulário IMM5476
  • Fotos
  • Pagamento de Taxas
Não pretendo ser fonte fidedigna das informações que colocarei abaixo por entender que podem haver erros, porém através das minhas pesquisas vi tantas dúvidas e tantas respostas conflitantes que só nas fontes oficiais pude achar e dar um corte que, eu julgo, ser mais correto. Mas chega de Bla-bla-bla e vamos aos fatos:

Atestado de antecedentes criminais: O Canadá precisa saber se você tem algum antecedente criminal registrado em cada País/estado que passou (o requerente principal e acompanhantes maiores de 18 anos). No Brasil, você precisa ter um atestado da Secretaria de Segurança Pública e outra da Justiça Federal de cada estado. Aqui em São Paulo você consegue essas informações pela internet nestes endereços : http://www.ssp.sp.gov.br/servicos/atestado.aspx e http://www.jfsp.jus.br/certidoes-emissaoonline/ .

É necessária também uma certidão emitida pela Polícia Federal, e neste caso é um pouco mais complicado, pois precisa preencher este formulário e entregar na polícia federal com uma cópia simples do RG. Após 15 dias úteis ele ficará pronto.



CSQ: Lembre que uma das vias deve ficar com você. Como não tenho CSQ ainda não posso dizer ao certo qual, mas uma deve ficar com você para quando pisar em solo Canadense. Acredito que isso esteja bem explicado no documento.



Cópias Autenticadas de Documentos: Alguns documento do Requerente principal e do Cônjuge deve ser anexados:

  • Certidão de nascimento;
  • Certidão de casamento entre o requerente principal e o cônjuge bem como quaisquer certidões de divórcio, separação ou anulação de casamento;
  • Certidão de óbito, caso um dos dois seja ou tenha sido viúvo;
  • RNE (registro nacional de estrangeiros) para estrangeiros vivendo no Brasil.
  • Passaporte ou outro documento de viagem. É necessário apenas tirar cópia das folhas contendo as seguintes informações: nome, data e local de nascimento, foto, número, data de emissão e data de expiração. No caso de estrangeiros, é necessário incluir também a página com o visto para o Brasil.

Caso o requerente principal ou o cônjuge tenha filhos, os seguinte documentos podem ser necessários:

  • Certidão de nascimento dos filhos e enteados;
  • Documentos de adoção para filhos adotados pelo requerente principal e/ou pelo cônjuge;
  • Caso o requerente principal ou o cônjuge tenha a guarda de uma criança menor de 18 anos (seja ela seu filho ou não), documentos provando a guarda da criança e autorização da justiça para viajar com a criança;
  • Caso o requerente principal ou o cônjuge tenham filhos que não os acompanharão na viagem, uma declaração da justiça provando que não há pendências quanto às obrigações em relação à esses filhos;
  • Passaportes para todos os filhos e enteados que acompanharam o requerente principal, utilizando as mesmas regras para o passaporte deste e do seu cônjuge;

  • Para filhos e enteados maiores de 21 anos e que sejam dependentes (e que vão acompanhar o requerente principal), são necessários os seguintes documentos: boletins de notas à partir dos 21 anos, uma declaração de cada estabelecimento de ensino freqüentado, contendo a quantidade de horas de aula por dia e a quantidade de dias de aula por semana e comprovante de que o requerente principal e/ou o cônjuge sustenta financeiramente o filho ou enteado.


Caso você e/ou seu cônjuge tenha parentes morando no Canadá legalmente, será necessário anexar os seguintes documentos:

  • Cópia simples das páginas de informação do passaporte ou da "carte de citoyenneté canadienne";

  • Cópia simples da "carte de résident permanent", do visto de residente permanente ou do visto de imigrante.


Os Formulários abaixo ainda não foram preenchidos por mim, então acrescentarei o passo-a-passo de cada um depois.

Formulário IMM0008 : Somente o requerente principal preencherá esse questionário.

Formulário IMM0008 Annexe 1 – O requerente principal, o cônjuge e todo os filhos e enteados maiores de 18 anos estejam eles acompanhando ou não vocês na viagem.

Formulário IM0008 Annexe 5:- esse formulário deve ser preenchido pelo requerente e é uma declaração da intenção de residir no Québec.O governo federal efetua mudanças orçamentárias sobre o número de imigrantes, além disso você está passando por etapas federais de maneira especial por ter sido aceito por Québec, nenhum problema eles fazerem essa pergunta. Porém, não existe implicação nenhuma se você quiser mudar a província que deseja morar após chegar ao Canadá. Lembrando, seu visto é Canadense, não Québécois.

Formulário IMM5406 – Esse formulário é de informações especiais sobre a família e deve ser preenchido por todos.

Formulário IMM5476 – Esse formulário é pra quem contratou um agente para preparar esses procedimentos todos.


Fotos: A foto é outra coisa complicada. Coloco a imagem abaixo para vocês compreenderem como quiser as metragens da foto 35mmx45mm. rss. São 6 fotos para cada membro da família indicado no formulário IMM0008( TODOS, mesmo que não te acompanhem), atrás de uma (sim, UMA) foto de cada conjunto deve estar o nome, a data de nascimento e a data em que foi tirada. Esses conjuntos precisam ficar guardados em envelopes separados, e em cada um deve estar escrito o nome da pessoa, a data de nascimento e o parentesco com o requerente principal e deve ser fechado com um clipe de papel.



Taxas:  Para dar entrada no processo federal, é necessário pagar uma taxa de $550,00 para o requerente principal, seu cônjuge e todos os filhos maiores de 21 anos e $150,00 para cada filho com 21 anos ou menos. A conversão para o real deve ser feita usando a taxa de câmbio da própria embaixada, então liguem no telefone (11)5509-4343 para ter a data atualizada. O depósito deve ser feito no HSBC, em nome do Consulado Geral do Canadá, agência 1888, conta corrente 00116-05.

Bem, gente, é isso. Depois posto o passo a passo dos formulários e questões mais importantes pro envio.

















 

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More