Oh Canadá!

Blog criado para informar familiares e amigos sobre nossas aventuras e desventuras em terras canadenses

Viagem de Prospecção - Toronto

O início da nossa viagem para ver se as histórias faziam jus ao real

Viagem de Prospecção - Ottawa/Gatineau

A nossa viagem chega na capital canadense e na divida com a Belle Province.

Viagem de Prospecção - Ville du Québec

Visitando a lindíssima Ville du Québec.

Viagem de Prospecção - Montréal

O final da nossa viagem nos levou à Montréal

8 de maio de 2011

A ficha está caindo...

Desde o começo do processo nunca deixamos nossos familiares vendados sobre os andamentos deste projeto de viver em outro país. Como todos sabem esse projeto não acontece do dia pra noite e não carece de preparativos. Embora eu não seja uma pessoa familiarmente participativa, achei mais justo com todos informar cada etapa do processo.


Mesmo assim quando o final se aproxima fica claro que muitos adotaram medidas defensivas para não pensar na nossa partida, e com isso ignorar que o dia da despedida chegaria.
Com a chegada do envelope pardo alguns tratamentos mudaram, contatos se tornaram necessidades e as urgências sentimentais/emocionais ficaram mais freqüentes.

Acho que até o dia da despedida da família, diariamente a ficha cairá para eles e esse sentimento dicotômico que quer o melhor pra gente no Canadá, ao mesmo tempo que nos quer perto deles pode até se tornar aflitivo. Mas eu sei que isso tudo pode ser traduzido por uma única palavra: amor.

Mas nada disso tira minha ansiedade por ver esse processo terminado logo...

Abração pessoal.

Ps: deu certo a minha transferência, então logo colocarei uma avaliação disso tudo...

5 de maio de 2011

Realizando Exames Médicos... Quase ok

Ia fazer um post falando sobre outro assunto, mas esse se fez mais urgente: A realização dos exames.


Antes, na quarta-feira fomos nos consultar com o médico do consulado que fica na Avenida Angélica. O médico fez uma série de perguntas sobre meu estilo de vida (se bebo, fumo, tomo remédio controlado e etc), me examinou (peso, altura, pulmão e coração) e depois a secretária entregou as fichas para fazer os exames (ia tirar foto mas não deu). Como as fichas são complicadas porque quem colher o sangue e urina deve assinar e carimbar e quem fez o laudo do raio-x tem que carimbar e assinar tb, resolvemos fazer no laboratório que eles já estão acostumados: Lavoisier da Angélica.

Eu tenho uma certa restrição ao Lavoisier por causa de um “causo” aí, mas fazer o que? Não queria correr riscos tendo que explicar para alguém em outro laboratório onde assinar em diversas fichas em inglês...

Porém quando o Marcos ligou no laboratório, SURPRESA! Só tinha vaga para fazer o raio-x no dia 28/05! Não, eu não aguentaria esperar isso tudo, é ansiedade demais para uma pessoa só!

Passado um tempo eu resolvi ligar para eles e a atendente me disse que tinha vaga dali à 1h30, se eu tinha como ir correndo pra lá. Como eu estava pertíssimo, disse que sim e fui.

Chegando no laboratório e batendo papo com a coordenadora descobri que, esse laboratório tem convênio com o Consulado, então QUALQUER horário que você chegar e falar que é exame para o consulado eles te encaixam, não precisa marcar! Além do fato de você poder usar seu próprio convênio para os exames. Isso não tinham me avisado no consultório. Se eu soubesse teria ido no sábado, mas tudo bem.

Como lá eles já estão acostumados, nem preciso explicar muita coisa, eles já sabem onde assinar. Só pego as fichas com os resultados dos exames e levo pro consultório.

Bem, só eu fiz os exames o Marcos vai utilizar o “encaixe”, depois conto como aconteceu.

até

ps: AH! e eu fiz a transferência de teste no banco. Não vou colocar aqui ainda porque ainda estou esperando resposta pra ver se foi mesmo pra lá, pois tinham vários campos que eu não sabia o que eram e deixei em branco xD Espero que meu dinheiro não tenha ido parar na Suiça xD

3 de maio de 2011

Abertura de conta - OK!

Finalmente nossa conta no banco foi aberta!
Enquanto esperávamos pelo pedido dos exames, fomos tentar finalizar uma série de pendências. Dentre elas a abertura de contas, pois levar todo o dinheiro em travellers check nem entrou como possível escolha.

Quando o HSBC deixou de ser uma opção para nós, resolvemos partir para outras possibilidades. Esse post da Pati do blog Patitando foi de muita ajuda, com os diversos links e pontos positivos e negativos.
Como o Marcos estava no final do processo da especialização dele, recebi carta branca pra escolher o que eu mais me interessei.
Através dos sites do banco, eu gostei muito do pacote de serviços do Royal Bank para o imigrante, iniciei a tela de cadastro da nova conta e vi que lá já tinha a opção de iniciar uma conta conjunta (mesmo com os problemas da conta conjunta no falecimento de um dos membros) e parecia muito simples. (reparem no “parecia”). Fiz o pedido da conta e dentro de 24h recebi o email de um dos gerentes pedindo meu telefone para conversarmos. Passei meu telefone e ele me ligou. Conversamos um pouco e ele me passou o contato de uma outra gerente que cuidaria da minha conta após aberta. Passados mais alguns dias recebi email dessa gerente dizendo que para abrir a conta tudo seria muito simples, eu tinha que enviar uma cópia autenticada pela embaixada canadense dos nossos documentos, e a firma reconhecida da nossa assinatura, também na mesma embaixada. Não, vocês não leram errado, eu não quis dizer consulado canadense, quis dizer embaixada mesmo.
Buscando pelo site, a Embaixada Canadense no Brasil fica em Brasília. Então a coisa ficou bem simples, era só dar um pulinho em Brasília (moro em São Paulo) reconhecer e autenticar os documentos e enviar pra ela.
Já com receio da reação do Marcos quando expusesse esse plano pra ele, resolvi descartar o Royal Bank por enquanto. (provavelmente abrirei quando estiver no Canadá)

Nesse caso tinha sobrado Scotia Bank e o Desjardins. O Scotia Bank também tem um bom plano para imigrantes, mas é impossível abrir a conta daqui do Brasil. Nesse caso só me sobrou o Desjardins.
A tela de criação de conta é incrivelmente horrível e mal feita (ok, sou da área de TI, sorry) e não tem a opção para a conta conjunta. Porém o SAC deles (sim, entrei em contato, adooooro falar com atendimento ao cliente ¬¬’’’ ) me informou que era só colocar no campo observação que eu queria a compte conjoint.
Fiz todo o registro e após 24 horas recebi um email do gerente da conta pedindo cópia do nosso passaporte e csq. isso tudo no dia 29 de Março.

Hoje dia 03/05 recebi o email que minha conta tinha sido criada. Até tinha achado que eles tinham perdido minha papelada e eu ia ter que partir pra tentar levar dinheiro na bíblia ou na cueca.
No email eles mandam o código swift utilizado para as transferências.

Foi muito bom mesmo termos dado entrada na abertura da conta, pois quando o pedido de exame chegou a primeira coisa que meu pai perguntou era como ele conseguiria me enviar dinheiro. Se não tivesse dado entrada no banco o deixaria ainda mais preocupado. rs

Bem, vou tentar enviar alguns valores pra testar e depois posto o meu parecer, ok?

Até mais.

2 de maio de 2011

E as cartas voltaram a chegar


Como muitos sabem e devem ter visto pela comunidade do Orkut,CBQ, Twitter e Facebook, os pedidos de exames chegaram nessa nova leva que o consulado está mandando. Na realidade acredito que eles desejem tirar da frente todos (nós) que estávamos impedindo o avanço dos novos pedidos que chegarão nessas entrevistas que o Consulado do Québec fará. Digo isso porque junto com os exames o consulado já pediu para pagarmos a taxa, enviar o passaporte e esperar o visto. Querem nos despachar logo!!!

Como ainda estamos na rotina antiga, não vamos pedir demissão ainda e nem fazer nenhuma loucura, não tinhamos tempo para sair correndo feito loucos e fazer a consulta médica à qualquer momento. Então através da lista de médicos que o consulado mandou escolhemos o mais próximo (que fica na Av. Angélica) e liguei marcando a consulta para esta semana no final do dia.
Temos que levar 3 fotos 3x4, o RG original e pagar R$280,00 pela consulta e mais R$110,00 pelo sedex. OUCH! Como os exames poderão ser feitos no nosso convêncio, o gasto não será maior.
Veremos as cenas dos próximos capítulos...

Outra coisa que tenho que comentar, é que há algum tempo a minha timeline e a do Marcos segue um caminho diferente, pois a dele consta também a equivalência de diploma. Nessa mesma semana que chegaram os pedidos de exames médicos, chegou também o aviso de que o MICC terminou a equivalência e enviou uma cópia para a OIIQ. O bom disso tudo é que o MICC validou o diploma do Marcos como equivalente à um diploma da universidade Canadense. Agora só falta a OIIQ falar quanto tempo de curso “preparatório” ele terá que fazer. Acredito que quando chegarmos lá já teremos muitas respostas.

Enfim, as cartas vão chegando e precisamos estar preparados para o período de despedida.

Espero que todas as pessoas do ano passado que esperam ansiosamente recebam o tão aguardado pedido!

Boa sorte pra todos!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More