Oh Canadá!

Blog criado para informar familiares e amigos sobre nossas aventuras e desventuras em terras canadenses

Viagem de Prospecção - Toronto

O início da nossa viagem para ver se as histórias faziam jus ao real

Viagem de Prospecção - Ottawa/Gatineau

A nossa viagem chega na capital canadense e na divida com a Belle Province.

Viagem de Prospecção - Ville du Québec

Visitando a lindíssima Ville du Québec.

Viagem de Prospecção - Montréal

O final da nossa viagem nos levou à Montréal

6 de abril de 2012

E a revolução continua tranquila?

Olá pessoas!

A revolução tranquila completará 52 anos esse ano. Vira e mexe o assunto volta aos holofotes, seja por causa da corrupção, seja por causa da alta das taxas escolares ou por puro saudosismo. Mas o que muitos colunistas falam é que com a revolução tranquila, os québecas fizeram um acordo de pagar mais taxas por educação acessível, sistema de saúde abrangente, estado laico e uma série de outras coisas que não estão sendo mais tão vantajosas (mas isso é discussão para outro post).

O estranho é que mesmo eu achando que a história da revolução tranquila era algo que devia já estar cravado no cérebro de todo imigrante que deseja vir para a província do Québec, encontro inúmeras pessoas que não fazem a mínima idéia do que isso seja.
Em uma das minhas andanças por sites diversos eu encontrei esse aqui : http://www.revolutiontranquille.gouv.qc.ca/ feito pelo governo do Québec para exatamente falar, explicar e celebrar esse fato que mudou o Québec ao que conhecemos hoje.

Espero que gostem!


1 de abril de 2012

Imposto de renda


Olá pessoas!

 Para quem trabalha aqui no Canadá, faz um tempo que recebeu o famoso T4. É dessa forma que muitos( não posso generalizar, mas todos que conheço o chamam desta forma) chamam o informe de rendimentos referente aos salários, descontos e benefícios.
Assim que o recebemos podemos começar o preenchimento da declaração do imposto de renda provincial e federal. Se no Brasil já era incrivelmente chato fazer a declaração, o fato daqui termos que fazer 2 não me motiva...


Como dá para ver na imagem ao lado, o T4 é dividido em vários campos numerados e padronizados, o que ajuda muito na hora de preencher a declaração . Quando lemos o guia da declaração de imposto, encontramos inúmeras citações do tipo "Coloque o conteúdo do campo 40 no campo 345".  Isso tudo é essencial quando fazemos a declaração a primeira vez já que não poderemos utilizar os variados softwares para nos ajudar. Na primeira vez que fazemos a declaração não temos um código de identificação de cliente e por isso não poderemos enviar pela internet, temos que usar o correio. Porém nada nos impede de utilizar os softwares para nos ajudar no preenchimento e no entendimento dos valores e porcentagens, para depois preencher os formulários manualmente.



Os formulários também são numerados, e por isso que fica incrivelmente mais simples entender os guias, mas isso não significa que fica fácil... Os guias da declaração provincial se encontram nesse link : http://www.revenuquebec.ca/fr/citoyen/impots/dec_courante/doc_tp1_courant.aspx junto com todos os anexos e os guias da declaração federal encontram-se aqui : http://www.cra-arc.gc.ca/menu/AFAF-e.html

Também nos dois links estão listados todos os reembolsos que temos direito (como do transporte público por exemplo) e todas as taxas que podemos pagar.

Um lembre-te, todos que estavam morando aqui no Canadá em 31 de Dezembro devem fazer a declaração, mesmo que não tenham recebido nenhum tostão.

Espero voltar aqui em post futuros para dizer o quão feliz estou ao receber meu reembolso rsrs

Até outro post.

Jhon


Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More