Oh Canadá!

Blog criado para informar familiares e amigos sobre nossas aventuras e desventuras em terras canadenses

Viagem de Prospecção - Toronto

O início da nossa viagem para ver se as histórias faziam jus ao real

Viagem de Prospecção - Ottawa/Gatineau

A nossa viagem chega na capital canadense e na divida com a Belle Province.

Viagem de Prospecção - Ville du Québec

Visitando a lindíssima Ville du Québec.

Viagem de Prospecção - Montréal

O final da nossa viagem nos levou à Montréal

25 de junho de 2012

E como foi quando o visto chegou?


Olá pessoas,

Há 1 ano atrás recebemos uma notícia que gerou um turbilhão de sentimentos e botou em teste todo e qualquer planejamento que tinhamos feito: nosso vistos ficaram prontos.

Embora essa notícia tenha sido muito aguardada, nada tinha nos preparado para a sensação do controle finalmente voltando para as nossas mãos, não tendo consulado ou correios para culpar por não engatilharmos os planos.


A dúvida de quando comprar as passagens, quando contar pra família que finalmente tudo tinha terminado, quando colocar em palavras que a euforia e o medo não cabiam mais no peito... Mas o mais importante, como fazer o tempo parar e correr simultaneamente.

O apoio da família veio muito depois, a primeira reação foi de choque, mesmo eles sabendo dos nossos planos desde o começo. A notícia fez a viagem mais real, a separação começar a doer, a ânsia de ficar junto e saber que não seria suficiente.

Contar no trabalho que nos desligaríamos era outro passo que mostrava a seriedade das decisões. Avisar à todos que não teríamos mais possibilidade de nos vermos em um final de semana para matar a saudade, de aparecer para dar um abraço no aniversário ou de somente passar para falar “oi”.

Receber o visto foi o aviso que um caminho estava terminando. Que estavamos mesmo trocando o certo pelo incerto e que estávamos desejando dar um passo sem saber se o terreno à frente era seguro.

Mas mais do que tudo, receber o visto foi também foi o aviso que um novo começo se aproximava, trazendo possibilidades infinitas e nos enchendo novamente de esperança e saber que todo esse turbilhão de sentimentos valia à pena pois as pessoas e sentimentos foram base e alicerce que sustentaram e sustentarão os próximos saltos e vôos.

E mesmo que ainda não tenhamos 1 ano de Canadá, mesmo que para os outros essas pequenas comemorações não valem nada, acredito que temos que comemorar também as pequenas vitórias.

E por tudo isso, só tenho a dizer à todos: Obrigado.

Até o próximo post.

Jhon

10 de junho de 2012

Da arte de construir boas lembranças


O post não tem o intuito de ser poético, mas um pouco de reflexão no cotidiano tornam os dias mais significativos e menos automáticos.
Em março iniciei o curso de integração em enfermagem e com expectativas controladas, em função de já conhecer alguns outros enfermeiros brasileiros que já haviam trilhado o mesmo percurso. Mas, como toda boa receita de cozinha passada oralmente muda o sabor dependendo do calor das mãos do cozinheiro, assim foram minhas expectativas mudando à medida que o curso avançava.
E estão sendo muito boas as vivências com pessoas de diferentes lugares do planeta e com histórias de trabalho tão diversas quanto ricas.
Tudo já começa com o grupo de brasileiras presente: uma do sul, sudeste e duas do nordeste: sotaques, vivências e jeito de “fazer” a enfermagem tão peculiares que às vezes parecem que somos de países diferentes. E são as diferenças que somam!

E o percurso profissional dos demais colegas são universos à parte: pesquisadora de laboratório farmacêutico na produção de vacina contra HPV; enfermeira em ações humanitárias junto ao Médicos Sem Fronteiras; enfermeiras em ações de controle de epidemia de AIDS; especializadas em UTI de neonatos, de cardiologia, etc.

Um ponto que me chama a atenção neste período do curso que antecipa os estágios em dois hospitais de Longueuil: a necessidade de manter-se flexível e aberto aos desafios constantes de adaptação. A flexibilidade permite um melhor entrosamento às situações difíceis como o estresse de estudar vários assuntos ao mesmo tempo e em francês técnico, cheio de expressões, além de lidar com as diferentes personalidades reunidas pelo acaso em mesma sala de aula.

O curso é bastante exaustivo, tanto no quesito carga horária (maioria das aulas das 8 e meia às 16 hs) todos os dias, pela distância (Longueuil) e pela quantidade de assuntos para revisar, o que é claro é mais complicado dependendo da rotina pessoal dos alunos: se casados, se tem filhos, etc. E é o caso da maioria da sala, com certeza mais de 85 % casados e com filhos.

Meu principal desafio é fazer o retorno ao hospital após uma vida profissional voltada para a saúde pública não hospitalar, com suas mazelas e riquezas. Para mim é época de revisar conhecimentos, construir novos caminhos de prática e experimentar.

A frase que ilustra o título tem a ver com esse meu sentimento atual, essa vontade de viver novas emoções hoje e assim, construir minhas boas lembranças. Minha avó costumava dizer que só levamos da vida as lembranças e as saudades, e que as primeiras sendo boas atenuam as segundas.

Ótimo período de calor aos que aqui estão; aproveitem os festivais, as cores e sabores da estação.

Marcos

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More