Oh Canadá!

Blog criado para informar familiares e amigos sobre nossas aventuras e desventuras em terras canadenses

Viagem de Prospecção - Toronto

O início da nossa viagem para ver se as histórias faziam jus ao real

Viagem de Prospecção - Ottawa/Gatineau

A nossa viagem chega na capital canadense e na divida com a Belle Province.

Viagem de Prospecção - Ville du Québec

Visitando a lindíssima Ville du Québec.

Viagem de Prospecção - Montréal

O final da nossa viagem nos levou à Montréal

20 de novembro de 2012

Vídeo de um ano - atrasado

Olá a todos.
Uma passada rápida só pra publicar um vídeo que estava querendo finalizar pela época de um ano. Não deu, mas antes tarde que nunca.
Ele reúne algumas imagens mostrando a passagem das estações ao longo do ano.


Abraços
Marcos

14 de novembro de 2012

Trouver un emplois... Cadê a CLT?


Olá a todos.
Bom, é esperado que após o fim do curso de integração a procura por um emprego seja um passo certeiro. Comigo não foi exceção; uma semana antes do término eu já comecei a enviar meu CV.

Antes, deixa eu explicar um pouco o título da postagem: Cadê a CLT?
No Canadá os contratos de trabalho são muito diferentes do que conhecia no Brasil, em relação aos direitos e deveres trabalhistas. As normas que regem a relação de trabalho estão descritas na Comission des normes du travail, entretanto, em função de convenções coletivas de sindicatos elas podem variar (positivamente) um pouco. Usando as férias como um exemplo: enquanto no Brasil, via CLT, o funcionário poderia ter 30 dias de férias remuneradas, aqui são de 2 a 3 semanas, a depender do tempo de trabalho; mas pode variar bastante.

Começar a trabalhar no Québec é um exercício de paciência e atenção para conhecer as diferentes siglas e regras. Para a minha profissão, no atual hospital (sim, pode variar) existem as seguintes características:
1. Pagamento quinzenal;
2. Escala de trabalho quinzenal (dias e horários);
3. Valor de salário fixo baseado em horas trabalhadas, determinado por convenção coletiva.
4. Sindicalização obrigatória (sem escolha de qual sindicato). No caso dos enfermeiros que trabalham no sistema público, o principal sindicato é a FIQ (Fédération Interprofessionnelle de la santé du Québec).
5. Turnos de trabalho de 8 ou 12 horas. A maioria dos hospitais francófonos funciona nos turnos de 8 horas (nuit - 0:00h às 8h; jour- 8h às 16h; soir- 16h às 0:00). Eu começo no da noite, total novidade pra mim.
6. Rotação de jornada: os enfermeiros podem trabalhar em tempo completo (10 dias em 15 dias) ou tempo parcial (menos de 10 dias em 15 dias). Eu estranhei muito a primeira vez que ouvi: "eu trabalho sete quinzena"... Mas depois entendi a lógica.
7. Impostos variados!

Uma vez enviado o CV fui chamado para alguns processos seletivos. Nesse item nada muito diferente dos moldes brasileiros: entrevista, situações clínicas e perguntas gerais sobre personalidade e percurso na profissão. Fui aprovado e finalizei na semana passada a fase de orientação teórica num hospital próximo de casa. Recebemos algumas informações práticas sobre a organização dos serviços, dos protocolos e do sistema informatizado que utilizam para gerenciamento de certas informações sobre o paciente e laboratório; ainda não há prontuário eletrônico. O grupo de enfermeiros CEPIs contratados (foto acima) vem do Brasil (3), França, Madagascar, Cuba, Peru, Marrocos e Costa do Marfim.

Agora é momento de se adaptar ao novo ambiente e colegas e se preparar para a prova da Ordem em março. Agradeço aos vários comentários do post anterior com as boas energias pra esta fase.

Marcos

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More