4 de abril de 2010

E a saúde, como vai?



No Canadá o sistema de saúde é Público. Ou melhor, "era".... ou será que ainda é?
Explico: No Canadá o sistema de saúde sempre foi público, pago pelo governo sendo um dos exemplos que nosso governo se baseou para criar o SUS. Nesse sistema o governo arca com todas as despesas para suprir as necessidades médicas dos cidadãos. Dessa forma a idéia é dar um sistema de saúde digno para todos os habitantes, sem desigualdade. Logicamente existem controvérsias, existem problemas, nada é perfeito ou agrada á todos. Porém não podemos fazer comparações com o sistema do Brasil e do Canadá,  mesmo as pessoas que moram no Canadá possuem visões diferentes sobre esse assunto e como não posso dar o "meu" parecer não vou entrar nesse mérito.

Porém o governo do Québec divulgou esta semana o orçamento de 2010. Tentando diminuir o déficit nos próximos anos, o governo do Québec mexeu em algumas medidas de políticas públicas que não vinham sendo revistas desde 2000, quando o governo diminuiu os impostos.
Dentre esses pontos revistos está a saúde gratuita (além das universidades e eletricidade).

A tal "medida de contribuição geral para a saúde", será cobrada no pagamento do imposto de renda, sendo CAD$50 para 2010 (pago em 2011), CAD$100 para 2011 (pago em 2012 e CAD$200 para 2012 (pago em 2013).

Só que esse pagamento só será obrigatório para pessoas que possuem rendas dentro da faixa proposta pelo governo. Uma pessoa que mora só e recebe até CAD$14.040,00 por ano e um casal com 1 filho e que tenha rendimento anual de no máximo CAD$28.595,00 estão isentos dessa taxa.

Existem pessoas que reclamem, existem pessoas que digam que tendo esse dinheiro realmente revertido para o povo não teria problema. Porém que isso gerará muita confusão, não tenho dúvida.

2 comentários:

Olá Jhon,

O sistema de saúde no Québec é um dos piores no Canadá. E em várias províncias o acesso já é pago. Os valores são baixos e variam conforme a renda. Logicamente não servem para cobrir todos os gastos, mas no caso de Québec pelo menos vão ajudar a combrir o rombo nas contas. Eu não acho que me incomodo não, desde que melhore o atendimento... Agora é observar!

Oi meninos,

Encontramos vocês no blog da Zuzu e adoramos os posts. Bom, vamos nos apresentar, somos A Grande Família (dá uma olhada no nosso blog), Ale & Cris e nossos filhos.

Estamos no processo federal e pensamos em morar em Toronto, pena que não vamos ser vizinhos :( mas a gente pode se visitar :)

Boa sorte com a entrevista!
Abs, Ale & Cris

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More