10 de abril de 2010

Para treinar o Francês....




Existem milhares de podcasts francófonos pela internet, e é uma das várias maneiras de treinar o entendimento da língua e principalmente do sotaque Québécois. Porém com tanta variedade, podemos fazer escolhas mais elaboradas e nos decidirmos pelos podcasts que além da língua francesa nos informam outras coisas também importantes.
Eu, por exemplo, tenho uma pequena lista de podcasts que acho importante acompanhar:

Christiane Charette é um podcast muito interessante que nos informa sobre a sociedade Canadense (principalmente da província do Québec), promovendo debates das mais diversas informações. Diferente de muitos outros podcasts que tentam forçar o uso da língua culta nos debates, esse utiliza o francês mais coloquial misturando expressões em inglês normais do francês Québec. Os debates seguem a linha normal, com pessoas falando juntas, muita confusão e risadas. Interessante para ir treinando como serão as conversas por lá.

Le Courrier Mondial é um podcast da Rádio Canadá Internacional, voltado para todos os países de língua francesa que queiram saber curiosidades canadenses. As emissões são sempre esclarecedoras, tópicos voltados para nos explicar como funciona a estrutura da sociedade canadense. Além disso, os ouvintes podem ligar (por telefone ou Skype), mandar e-mail ou carta e participar do programa com perguntas. Os que participam ao vivo participam também de um Quiz sobre o Canadá. Recomendo, é muito bom! E um bom modo de treinar o Francês é usar o skype para conversar ou deixar recado para eles.

Pomme e Mandarine – As comunidades francófonas possuem tradições e culturas muito diferentes e nesse podcasts a tentativa é fazer uma comparação entre essas culturas e sua integração à sociedade Canadense. Não ouço com tanta freqüência, mas é um podcast interessante e esclarecedor.

Tam Tam Canada – Esse podcast é voltado para os imigrantes e sua integração, as dificuldades, os obstáculos, como o governo está enxergando os imigrantes e as leis voltadas para ou contra eles.

Além desses podcasts, existem programas de TV pela internet com jornais passando notícias importantes e curiosidades. Dentre essas eu gosto de ver:

Kilometre Zero – é um programa de documentários com perguntas que a sociedade Québécois precisa fazer a si própria e analisar os dois lados. O primeiro que eu assisti, para vocês terem idéia, era sobre Eutanásia e Suicídio assistido. O bom desse programa é que eles entrevistam pessoas na rua e cada um com seu sotaque diferenciado das mais diferentes regiões.



Bom com tudo isso só posso dizer uma coisa: 24h é pouco para eu conseguir fazer tudo o que eu gostaria...

5 comentários:

Olá Jhon, excelentes dicas. Gostei da proposta do da Christiane Charette e do Le Courrier Mondial. Obrigada!

Oi Jhon!!

Bom, vc já sabe que eu gosto muito da Christiane Charette... e vc tem razão... 24h é pouco para conseguir fazer tudo!!!

Hoje eu dou conta do podcast da Christiane, de ler um pouco de jornal e só... queria poder fazer mais...

E os preparativos para a entrevista?? Como andam?? Se precisar de alguma coisa, estou por aqui... hehehe

Bjs

Que bom que vc já está nessa fase da preparação!!! E que vc está seguro!! Isso é muito bom!! Eu nunca consegui me sentir segura no francês... até hoje... a falta de prática durante anos deixou minha comunicação uma caca... estou na esperança de ao chegar lá, a prática acorde o meu francês adormecido... hehehe

Quanto ao federal, quando eu estava na fase de entrevista não entendia muito bem esse stress todo pela espera... estou pagando minha língua!! hehe... mas esse pedido chegará, mais cedo ou mais tarde!!! Espero que mais cedo... hehehe

Bjs e boa sorte para vocês!! Espero que a entrevista de ambos seja bem tranquila!!

Boas dicas! O Tam Tam Canadá e o Kilomètre Zero já estavam na minha lista, mas os outros eu não conhecia.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More