28 de maio de 2010

2ª entrevista - OK








PASSEI NA ENTREVISTAAAA!!!!! Foi tudo muito bom, embora tenha demorado demais..

Vou contar abaixo como foi:


A minha entrevista estava marcada para às 15h30min, porém eu cheguei às 14h. Não conseguia mais ficar em casa esperando ficar mais próximo.

Havia uma garota esperando para ser entrevistada e fomos avisados pela secretaria que a primeira entrevista tinha demorado pra começar e que por isso as subseqüentes se atrasariam também.

Depois de um tempo o casal que estava sendo entrevistado saiu e a
Mme Marlène Charron-Geadah veio chamar a garota das 14h30. Após alguns minutos (foi uma entrevista rápida) a porta se abriu de novo e a garota saiu muito feliz. A Mme Marlène Charron-Geadah pediu para que eu aguardasse um instante e quando voltou já me acompanhou até a sala.
Ela perguntou quando e onde eu tinha estudado francês e qual meu nível. Após minha resposta ela disse que ia começar a entrevista que avaliaria as informações do meu dossiê., inclusive se meu francês era como eu tinha falado, porém ela falaria rápido e se eu não entendesse algo era só pedir para repetir.
Pediu meu passaporte e perguntou sobre a minha viagem ao Canadá, querendo saber o que me surpreendeu mais e que citasse exemplos, fazendo paralelismos com a vida em São Paulo.
Após viu minha profissão e pediu meu diploma, carteira de trabalho e holerith. Perguntou se eu tinha pesquisado sobre o mercado de trabalho e qual empresa tinha chamado mais minha atenção.
Perguntou então quanto ganhava um analista por lá, se era melhor que aqui. Por isso ela já emendou uma pergunta sobre o custo de vida de lá, e quais foram minhas pesquisas sobre o assunto. Tirei da manga minha planilha de custos e entreguei, porém ela disse que como tinha pesquisado várias cidades, tinha que ter planilha das outras por serem custos diferentes. Ela perguntou meus hobbies e se praticava esportes. Quando falei que só ia em teatro e cinema, ela disse que eu era muito chato rssss
Perguntou se eu tinha procurado apartamento e debatemos um pouco sobre preços de aluguéis e o resto dos valores da minha planilha.
Após isso ela perguntou desde quando eu queria imigrar, e já juntou a pergunta: "Pq Québec?"
Nessa pergunta ela pediu de novo que fizesse um paralelo com São Paulo.
Conversamos um pouco sobre as impessões dela de São Paulo (nesse momento ela mudou pro inglês), onde ela disse que achava que a sociedade brasileira era menos conservadora do que realmente é. Conversamos ainda em inglês sobre o que eu faria hoje se passasse. Eu disse que hoje é o dia da pizza em casa, o que ela disse ser um jeito horrível de comemorar rss
Aí ela imprimiu o CSQ e as informações do federal, disse que meu francês era ótimo, que entendi tudo sem pedir pra repetir e meu inglês também era bom. Explicou sobre a francisação em ligne e me deu as instruções de como pegar o appendre Québec online. Disse que ainda achava um meio horrível de comemorar, mas me desejou uma ótima pizza.
Eu sou incrivelmente falante então provavelmente por isso minha entrevista demorou mais do que o normal (50 minutos), além do fato de eu ser o último entrevistado do dia.

Estou muito feliz e agradeço TODOS os pensamentos positivos. Tudo foi muito importante ao me manter calmo durante o processo. Quem vai fazer a entrevista agora, recomendo calma. Mme Marlène Charron-Geadah é muito simpática, calma e te deixa muito tranqüilo para responder o que quiser, no seu tempo. Ela talvez não olhe seu projeto, só queria saber se você pesquisou sobre, o que pode ser frustrante pra quem acha que o projeto é só para mostrar na entrevista (já entrei nesse tema anteriormente), mas se você percebe que ela só está verificando se você está no caminho certo, então dá até um certo orgulho dela não precisar ler folha por folha. 




Bem, é isso, deixa eu terminar minha pizza. Rsss

13 comentários:

Eh delícia, uma vitória é sempre muito bem vinda! Melhor ainda se comemorada com uma boa pizza (discordo de Mme Charron-Geadah)!!! Parabéns Jônatas e agora que venha o Federal!!! Se puder adicione meu blog, já os estou seguindo.

Mathieu.

www.sonhoquebecois.blogspot.com

Parabéns Jônatas! Tinha certeza que ia dar tudo certo, vocês estavam super preparados... Já deram entrada no federal? Imagino que o deferal de vocês será bem mais curto já que estão logo no começo da fila. Tomara!

Abraço e bom final de semana de comemorações...

Pati

oi jhon! parabéns, sabia que tudo ia dar certo!! e a pizza? kkk. Se precisar de ajuda pro federal me avise. um abraço. bjoka, ótimo fim de semana=0)

Olá John!

Que bom que deu tudo certo, agora lhes desejo boa sorte também no federal.

Tudo de bom!

Aline

aeeeeeee.... Eu já sabia!!!!!! PARBÉNS!!!! Agora bora pro federal!!!!!! Mais uma espera angustiante!!!!!

Jorge Uvo

Que maravilha !!! Parabens ...
Agora o mais dificil passou, resta apenas os papeis do federal e esperar esperar esperar ...

Boa sorte,
quem sabe nos vemos em um proximo encontro São Paulo Québec para você contar ao vivo para a galera dos sortudos pos-CSQ e dos que ainda aguardam aguardam aguardam ;-)

Um forte abraço,
Hervé, Dani, Lucas e Sampa

EU JA SABIA!!! RSRSRS

Parabens!!! Fico imensamente feliz por voces, agora so correr com o Federal!

Espero que a comemoracao tenha sido otima!

Bjocas e otima semana!

Sabrina =)

Aêêêêê!!
Parabéns!! Que bom que tudo deu certo para nós!!
Agora vamos renovar nossos fôlegos para o federal!!!
Grande beijo,
Zuzu.

Parabens :)
Foi mencionado algo em relação a comprovação de fundos?

Gostaria de entrar em contato com vcs, me passa um e-mail please...

Abrs

Paulo e Tom
paulo.frog@gmail.com

Oie... Obrigada pela torcida! Mas você me deixou tensa com o seu comentário, era brincadeira né? Oito meses?! Não brinca com o meu coração fragilizado de pré-imigrante não!!!

bjs e boa semana,
Pati

ó que bacana!!! continue investindo nesse francês, viu? você vai ver que quem chega aqui sem ele às vezes fica pra trás, pois apesar de todomundo falar inglês eles realmente valorizam e dão as melhores vagas aos francófonos.

bonne chance!!

Parabéns a todos vocês já selecionados!!!

Sou de Brasília e minha entrevista será no dia 16/12 em São Paulo; estamos (eu e minha esposa) metendo as caras no francês para não fazer feio….. mas por mais que digam que é tranquilo, bate um tremendo nervosismo……

espero ter o mesmo sucesso que vcs….

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More