5 de maio de 2010

Enquanto a entrevista não chega...


Conforme o tempo passa, vai ficando mais perto o dia da nossa entrevista. Para aliviar um pouco essa tensão toda, vou tentando adiantar a documentação da parte Federal que também tem inúmeras tarefas que dependem da gente.
O tempo que vai desde a abertura do processo Federal até o recebimento do visto dura, em média, 7 meses. Dizem que esse ano as coisas serão mais rápidas para tentar agilizar a entrada dos imigrantes no mercado de trabalho e suprimir a demanda que será maior com a saída dos "Baby-boomers".

Bom, resumindo um pouco, o necessário para dar entrada no federal é:


  • Atestado de Antecedentes Criminais
  • CSQ
  • Cópias Autenticadas de Documentos
  • Formulário IMM0008
  • Formulário IMM0008 Annexe 1
  • Formulário IMM0008 Annexe 5
  • Formulário IMM5406
  • Formulário IMM5476
  • Fotos
  • Pagamento de Taxas
Não pretendo ser fonte fidedigna das informações que colocarei abaixo por entender que podem haver erros, porém através das minhas pesquisas vi tantas dúvidas e tantas respostas conflitantes que só nas fontes oficiais pude achar e dar um corte que, eu julgo, ser mais correto. Mas chega de Bla-bla-bla e vamos aos fatos:

Atestado de antecedentes criminais: O Canadá precisa saber se você tem algum antecedente criminal registrado em cada País/estado que passou (o requerente principal e acompanhantes maiores de 18 anos). No Brasil, você precisa ter um atestado da Secretaria de Segurança Pública e outra da Justiça Federal de cada estado. Aqui em São Paulo você consegue essas informações pela internet nestes endereços : http://www.ssp.sp.gov.br/servicos/atestado.aspx e http://www.jfsp.jus.br/certidoes-emissaoonline/ .

É necessária também uma certidão emitida pela Polícia Federal, e neste caso é um pouco mais complicado, pois precisa preencher este formulário e entregar na polícia federal com uma cópia simples do RG. Após 15 dias úteis ele ficará pronto.



CSQ: Lembre que uma das vias deve ficar com você. Como não tenho CSQ ainda não posso dizer ao certo qual, mas uma deve ficar com você para quando pisar em solo Canadense. Acredito que isso esteja bem explicado no documento.



Cópias Autenticadas de Documentos: Alguns documento do Requerente principal e do Cônjuge deve ser anexados:

  • Certidão de nascimento;
  • Certidão de casamento entre o requerente principal e o cônjuge bem como quaisquer certidões de divórcio, separação ou anulação de casamento;
  • Certidão de óbito, caso um dos dois seja ou tenha sido viúvo;
  • RNE (registro nacional de estrangeiros) para estrangeiros vivendo no Brasil.
  • Passaporte ou outro documento de viagem. É necessário apenas tirar cópia das folhas contendo as seguintes informações: nome, data e local de nascimento, foto, número, data de emissão e data de expiração. No caso de estrangeiros, é necessário incluir também a página com o visto para o Brasil.

Caso o requerente principal ou o cônjuge tenha filhos, os seguinte documentos podem ser necessários:

  • Certidão de nascimento dos filhos e enteados;
  • Documentos de adoção para filhos adotados pelo requerente principal e/ou pelo cônjuge;
  • Caso o requerente principal ou o cônjuge tenha a guarda de uma criança menor de 18 anos (seja ela seu filho ou não), documentos provando a guarda da criança e autorização da justiça para viajar com a criança;
  • Caso o requerente principal ou o cônjuge tenham filhos que não os acompanharão na viagem, uma declaração da justiça provando que não há pendências quanto às obrigações em relação à esses filhos;
  • Passaportes para todos os filhos e enteados que acompanharam o requerente principal, utilizando as mesmas regras para o passaporte deste e do seu cônjuge;

  • Para filhos e enteados maiores de 21 anos e que sejam dependentes (e que vão acompanhar o requerente principal), são necessários os seguintes documentos: boletins de notas à partir dos 21 anos, uma declaração de cada estabelecimento de ensino freqüentado, contendo a quantidade de horas de aula por dia e a quantidade de dias de aula por semana e comprovante de que o requerente principal e/ou o cônjuge sustenta financeiramente o filho ou enteado.


Caso você e/ou seu cônjuge tenha parentes morando no Canadá legalmente, será necessário anexar os seguintes documentos:

  • Cópia simples das páginas de informação do passaporte ou da "carte de citoyenneté canadienne";

  • Cópia simples da "carte de résident permanent", do visto de residente permanente ou do visto de imigrante.


Os Formulários abaixo ainda não foram preenchidos por mim, então acrescentarei o passo-a-passo de cada um depois.

Formulário IMM0008 : Somente o requerente principal preencherá esse questionário.

Formulário IMM0008 Annexe 1 – O requerente principal, o cônjuge e todo os filhos e enteados maiores de 18 anos estejam eles acompanhando ou não vocês na viagem.

Formulário IM0008 Annexe 5:- esse formulário deve ser preenchido pelo requerente e é uma declaração da intenção de residir no Québec.O governo federal efetua mudanças orçamentárias sobre o número de imigrantes, além disso você está passando por etapas federais de maneira especial por ter sido aceito por Québec, nenhum problema eles fazerem essa pergunta. Porém, não existe implicação nenhuma se você quiser mudar a província que deseja morar após chegar ao Canadá. Lembrando, seu visto é Canadense, não Québécois.

Formulário IMM5406 – Esse formulário é de informações especiais sobre a família e deve ser preenchido por todos.

Formulário IMM5476 – Esse formulário é pra quem contratou um agente para preparar esses procedimentos todos.


Fotos: A foto é outra coisa complicada. Coloco a imagem abaixo para vocês compreenderem como quiser as metragens da foto 35mmx45mm. rss. São 6 fotos para cada membro da família indicado no formulário IMM0008( TODOS, mesmo que não te acompanhem), atrás de uma (sim, UMA) foto de cada conjunto deve estar o nome, a data de nascimento e a data em que foi tirada. Esses conjuntos precisam ficar guardados em envelopes separados, e em cada um deve estar escrito o nome da pessoa, a data de nascimento e o parentesco com o requerente principal e deve ser fechado com um clipe de papel.



Taxas:  Para dar entrada no processo federal, é necessário pagar uma taxa de $550,00 para o requerente principal, seu cônjuge e todos os filhos maiores de 21 anos e $150,00 para cada filho com 21 anos ou menos. A conversão para o real deve ser feita usando a taxa de câmbio da própria embaixada, então liguem no telefone (11)5509-4343 para ter a data atualizada. O depósito deve ser feito no HSBC, em nome do Consulado Geral do Canadá, agência 1888, conta corrente 00116-05.

Bem, gente, é isso. Depois posto o passo a passo dos formulários e questões mais importantes pro envio.

















 

9 comentários:

Muito bom o post para quem vai dar entrada no federal e fica mega confuso com esses formularios que mais parecem quebra-cabeca!

Mas vem K, mudou agora, quando eu entreguei as copias podiam ser TODAS SIMPLES, voce tem certeza que precisa ser autenticada?

Sobre os antecedentes criminais eu enviei todos da internet, inclusive o da Policia Federal (nao pode mais enviar o da internet?)... de qualquer maneira aqui esta o link: https://servicos.dpf.gov.br/sinic-certidao/emitirCertidao.html

Bjocas
Sabrina

Oi Jhon!

Não querendo jogar um balde d'água fria, mas já jogando... esqueça o prazo de 7 meses de federal... para manter a sanidade futura (e levando em consideração o que está acontecendo no consulado agora) conte 10 meses de federal... para o pessoal do final de outubro/2010 vai ser mais ou menos isso... muita gente dessa época ainda não recebeu o pedido de exames...

Bjs

E boa sorte na entrevista!! Espero que o entrevistador de vcs seja o M. Leblanc!!

Oi Jonatas, excelente post para ajudar quem vai dar entrada na parte federal do processo...

Mas tb concordo com a Ju, os prazos da etapa federal se esticaram muito este ano, então pode contar mais tempo aí...

E então, contagem regressiva para a entrevista?

Abraço,
Pati

Que legal que achei vcs.....eu acho que a esperança é a última que more, e o tempo varia de processo para processo, quem sabe o de vcs termine antes, nós estamos na esperança de passar o natal em Toronto; agora essa regra da foto é literalmente fod.... tem que levar reguinha na fotótica. bjokas e boa sorte

Super detalhado...muito bom o post.
Abracos e Bonne chance!!!

Oi Jhon!
De fato, muita coisa pra resolver!
E com certeza teremos que nos visitar quando estivermos por lá!

Bj
Fernanda

Olha a gente aqui de novo. Pessoal, dessa vez, só pra desejar uma ótima entrevista. Tentem não ficar anciosos, sei que é mega difícil,mas, vcs estão mais que preparados e com certeza vão abrir essa rodada de entrevistas com chave de ouro. Um grande abraço e uma excelente enrevista!!!!!!

hey jhon!

espero q sua entrevista seja ótima!

abraço, elen=0)

Jhon vai tranquilo, tudo vai dar certo!!! Estou aqui na super torcida, depois nao esquece de realtar como foi ta!

Ah se preocupa nao, a gente faz um passeio mais light! rsrs

Bjocas

BOA SORTEEEEEEE!!!!

Sabrina

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More