26 de maio de 2010

Relato da Entrevista

Não tinha idéia de como eu estaria neste dia de entrevista. Algumas palavras eram perturbadoramente corriqueiras: medo, apreensão, ansiedade... E tive de tudo um pouco neste últimos dias, mas fui motivado pela energia positiva dos amigos e família e do meu amorzão.
A eles meu agradecimento perene.

Bom, mas deixa eu iniciar o relato propriamente dito. Minha entrevista estava marcada para as 10h e cheguei 20 minutos antes (moro perto e conheço umas boas padarias pra tomar um café-espanta-ansiedade). Na sala de espera um casal do RJ aguardava (não me lembro o nome deles, não sou bom pra nomes...)

As 10h em ponto Mme Marlène Charron-Geadah me chama...
Ela me explica que a entrevista será em francês e com o obejtivo de esclarecer pontos do dossiê. Ela se mostra muito atenciosa e simpática. Seu comportamento e gestual lembra a de um técnico eficiente, pois faz perguntas curtas e diretas, mas se surgissem dúvidas ela repetia de um outro modo.

No meu caso ela fez o seguinte roteiro:
-Pediu passaporte e verificou que viajei em fev/2010 pra lá. Quis saber quais cidades conheci, o que mais gostei e o que achei diferente do Brasil. Perguntou o que achava que as pessoas tem de diferente lá em relação aos brasileiros e os pontos negativos que percebi nesses dias de visita. Respondi que fiquei poucos dias, mas que a cordialidade é o que mais me chamou a atenção nos quebequenses. Em relação a pontos negativos comentei acerca do primeiro contato com o vento frio do inverno, mas que era suportável com roupa adequada, etc...
- Confirmou dados pessoais: endereço e estado civil.
- Escolaridade: investigou tempo de formação (diplomas) e especializações. Perguntou sobre equivalência de diploma para atuar no Québec (mostrei todos os formulários que já recebi da OIIQ - Ordem dos Enfermeiros de Québec). Ela me perguntou se já conhecia alguém que passou por essa adaptação de diploma. Comentei que acompanho blogs de enfermeiras no Canadá que já fizeram todo o processo e hoje trabalham. Em seguida, perguntou se eu havia pesquisaso sobre mercado de trabalho de enfermagem. Nem pediu para ver as pesquisas que realizei (mas tava tudo ali a postos na pasta!)
-Perguntou DO QUE eu sentiria mais falta estando em Québec. Pensei no mais óbvio: do contato mais fácil com meus amigos e família, mas que a internet e telefone ajudariam a manter os laços vivos.
-Experiências profissionais: pediu, analisou e questionou detalhes de CADA experiência de trabalho listadas no dossiê. Como eu havia colocado duas experiências que não constam na Carteira de Trabalho, tive que explicar bem direitinho, mas tudo numa linguagem simples e direta.
- Perguntou em qual cidade pretendia morar. Respondi que inicialmente em Montréal, por facilitar a integração etc...

A cada duas ou três perguntas ela virava-se pro computador e digitava algumas informações. Do nada, ela vira-se e começa a falar comigo em inglês, perguntando em qual nível ele está, se fiz curso específico de lingua inglesa e se utilizo inglês no meu trabalho... Tive que ficar bivolt nessa hora...

Depois dessa pergunta ela digita mais algumas informações e vejo as folhinhas sendo impressas... OBA!!! Consegui.
Ela me entrega o CSQ e explica sobre o processo federal. Fiquei tão emocionado que não prestei atenção em mais nada desde que as folhas foram impressas...

Então, em resumo: comigo ela fez uma avaliação estritamente técnica da formação em enfermagem e das experiências professionais. Ela não solicitou minha planilha financeira, mas a cada contrato de trabalho que apresentei (até os não-CLT) ela fez umas continhas na calculadora. Em relação ao último emprego anexei o informe de rendimentos do ano-base 2009. Ela nem precisou fazer contas. hehe.

No saldo de minha experiência ficou uma ótima impressão de Mme Charron, pelo modo calmo que conduziu a entrevista. E no mais, só alegria...

E agora, é a vez de acalmar a ansiedade do Jônatas...

Bjão e abraços a todos os leitores.

Ps. Sobrevivi à primeira incursão ao mundo dos blogs... quem diria...

17 comentários:

Marcos,

Parabéns pelo CSQ! É ótimo que tenha corrido tudo bem na entrevista. A minha deve ficar para agosto ou setembro.
Jônatas, como você é o próximo... Boa Sorte!!!

Bjos.

Aline

Parabéns! Menino que coisa, hein? Ainda bem que deu tudo certo.

Uhuuuuuuu...muito feliz por você!!!!!E bonne chance Jônatas.

Parabéns!!!
Só 1 pergunta: qual o nível de inglês que vc declarou no formulário?
Grata

Tati, no meu dossiê constava nível básico, mas ao longo de nossa "conversa" em inglês ela me disse que o meu nível teva num bom intermediário. Sorri e agradeci, apesar de não concordar...

Parabens Marcos!!!

preciso um help teu sobre a entrevista.

Quanto tempo durou a entrevista?
Teve momentos que vc nao soube se expressar em frances? o que vc fez, e a reação dela?

Se puder me add no msn seria super!! macelo182@hotmail.com

Obrigado!!

Este comentário foi removido pelo autor.

Ren, te mandei um e-mail no hotmail... não uso msn há meses. Eh, acho que parei no tempo em relação a internet... rs

Marcos, parabéns!!!!! Agora é a angustia da espera do federal... Já logo logo vcs estarão lá...

Jônatas, boa sorte na sua entrevista... será daqui a pouco!!! Tb vai passar...

Caras, se vcs não se importam vou colocar um link do blog que vcs no meu blog... O blog de vcs está muito bom. Se houver algum problema me avise que eu retiro o link do blog de vcs.

Abraço!

Jorge Uvo
http://uvosnumafria.blogspot.com/

Marcos, parabéns!! Que bom que ela parece ser tranquila... Conosco também foi assim!

Jônatas, a sua foi ontem não é?! E aí, nem um recadinho? Tenho certeza que deu tudo certo...

Abraço!

parabéns!!! agora corre no federal! Jhon volto aqui pra dar seu congrats também..bjkoca elen=0)

Parabéns Marcos!!! Acho que a essa altura Jônatas já fez a entrevista tb né!! Desejo muito boa sorte a vcs e mais um pouquinho de paciência no federal. Se rolar, adicionem meu blog no blog de vcs:

www.sonhoquebecois.blogspot.com

Mathieu!

Olá Marcos!!!

teu email ajudou muito mesmo!!!
eu respondo o email ASAP!
obrigado!

Parabéns!!! Ficamos tri felizes por você!

abração,
grazih e leandro

Oi meninos,

Parabéns aos dois por passarem na entrevista. Bem vindos ao processo federal :)

Abs,
Ale & Cris

Jhon, obrigada pela força, nossa entrevista está bem próxima mesmo, estamos na organização do dossie para possível consulta no caso de precisar, já que será por tel.

Marcos vai fazer a validação do diploma em Montreal? Algum motivo especifico?
Vimos que Montreal as turmas são lotadas, Ville tá mais fácil de conseguir vagas.

Abraço,

Nanda

Olá parabéns pelo BLOG gostaria de fazer algumas perguntas por MSN sobre a entrevista pode ser?

Obrigado!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More