25 de junho de 2010

Equivalência do Diploma de Enfermagem – A Odisséia




Para aqueles que gostaram do poema épico de Homero, certamente o título deste post parecerá exagerado. Mas, a similaridade às vezes soa bastante real, quando se investiga a fundo o processo de equivalência para os enfermeiros em Québec.


O relato aqui descrito não tem pretensão de servir de base aos colegas de profissão que estejam ou pretendam imigrar; tem mais a intenção de incentivar buscas mais minuciosas.


Bom, vamos lá. A profissão de enfermagem em nível superior (bacharelado) tem processo de equivalência diferente em cada província canadense.

Há dois órgãos que efetivam a equivalência: OIIQ (Ordem das Enfermeiras e Enfermeiros do Quebec) e MICC. A OIIQ faz a avaliação do seu histórico, qualificando sua formação e a partir dessa análise informando quanto tempo e quais cursos você fará para obter equivalência do diploma e autorização para trabalhar. Já explico melhor. O MICC faz o reconhecimento do seu diploma (verificar se é de instituição de ensino credenciada no Brasil no nível de bacharel).

Todo o processo se inicia com a solicitação de documentos para a OIIQ, que enviam por correio cerca de 3 semanas depois.

Os formulários a serem preenchidos e suas características:

  1. Formulaire Demande d´évaluation comparatives dês etudes effectuées hors Du Québec et de reconnaissance d´équivalence à l´Ordre dês infirmières ET infermiers Du Québec (OIIQ) : trata-se de um formulário de identificação pessoal e deve ser preenchido pelo enfermeiro solicitante.
  2. Formulaire Le Dossier disciplinaire, judiciare et pénal: declaração preenchida pelo solicitante de não antecedentes judiciais.
  3. Formulaire Attestation Du programme d´études en soins infirmiers: preenchido pela FACULDADE onde cursou a graduação. Ele deve ser enviado diretamente pela faculdade á OIIQ. Problemas: aqui em São Paulo, a USP e UNIFESP não preenchem qualquer documentação em língua estrangeira, logo temos que levar uma tradução juramentada para estas faculdades, que é o meu singelo caso...
  4. Formulaire Attestation d´enregistrement: preenchido e enviado pelo nosso Conselho de Enfermagem, o meu COREN-SP
  5. Formulaire Attestation d´expérience professionnelle: deve ser preenchido e enviado pelo EMPREGADOR. Podem ser descritos os empregos até os últimos quatro anos anteriores à solicitação de equivalência.
  6. Formulaire Paiement dês frais de traitement de dossier: pagamento da taxa de avaliação, no valor atual de CAD 627,61 em cartão de crédito.

Devido ao tempo de processamento do dossiê, estimado em 4 a 12 meses é muito melhor iniciar o processo de equivalência ainda aqui do Brasil, especialmente pela eventual necessidade de reenviar alguma documentação solicitada. Ah, é claro que todos esses formulários seguem com cópias originais e traduções juramentadas para a OIIQ, o que encarece mais ainda o processo de equivalência.


Estando no Québec, uma vez o MICC reconhecendo meu diploma e a OIIQ validando meus estudos já posso trabalhar? NÃO
Após essa etapa de análise é obrigatório a realização de um curso de equivalência de 6 meses (4 meses de teoria e 2 meses de prática) a serem realizados em CEGEPs da cidade onde esteja morando. Esse curso pode ser de até 12 meses se a OIIQ julgar que o candidato precise de matérias e conteúdos específicos que não teve ou de forma insuficiente na graduação brasileira. Dos relatos que li em Blogs e comunidades específicas de enfermeiros, a formação brasileira é bem vista quando comparada a de outros imigrantes.

O aluno pode receber uma bolsa de estudos no período do curso (Emploi-Québec ou Prêt et Bourse), pois a maioria não consegue fazer mais nada nos horários livres porque o curso é muito puxado, com aulas das 08 às 18 horas, de segunda a sexta.

Ao término do curso (e se aprovado, é claro), o enfermeiro recebe o título de CEPI (Candidato ao Exercício da Profissão de Enfermagem), que na prática é como um enfermeiro Júnior aqui do Brasil, que tem algumas restrições de atuação, como por exemplo não trabalha em APH (atendimento pré-hospitalar, o bom popular "resgate" ou SAMU). Da posse desse título já se pode trabalhar normalmente e tem-se prazo de dois anos para fazer prova de inscrição para exame da Ordem para obtenção de título de enfermeiro.

Vale a pena pensar em pontos positivos para estimular o preenchimento dessa tonelada de burocracia, como o bom mercado de trabalho para enfermeiros, com ótimas opções para todos as áreas de atuação intra e extrahospitalar.

Ah, só para não confundir. Esse passo a passo e tempo de curso referem-se a um candidato com um nível de francês intermediário. Caso precise fazer francisação, o candidato poderá demorar até um e meio para começar a trabalhar na área como CEPI, pois há um nível mínimo de francês que é exigido (após provas e avaliações específicas) para a realização do curso de equivalência. Portanto, colegas de área, comecem a juntar todo o dinheiro possível... Para os que vão imigrar em casal, como é meu caso, ainda pode-se contar com apoio do cônjuge para diminuir peso dos gastos mensais. Sim, Jhon, foi uma indireta, viu? rs...

Mais informações: OIIQ, MICC, comunidade Enf no Canadá (Orkut),
AFE (bolsas)

Só para contar minha experiência: vou tentar enviar a papelada em agosto, em função de planejamento dos (muitos) gastos com tradução e taxas.

Abração a todos.

Marcos

22 comentários:

Olá Jhon e Marcos!

Jhon, muito obrigada pelo esclarecimento no meu blog. Seria mesmo ótimo se a etapa federal corresse bem rapidinho, hehe.
E Marcos, a validação do meu diploma também vai ser carne de pescoço, estou me preparando emocionalmente desde já. Tomara que dê tudo certo para todos nós.

Beijão

Oi Jhon, obrigada pelo comentário lá no blog. Realmente tudo nesse processo é fé!! Desculpe a demora em responder, mas não sei se já falei... Como já estamos na casa da minha sogra o acesso a internet anda meio restrito. As coisas voltam ao normal quando chegarmos em Gatineau.

Ah, esse post vai para aquela seção lá do blog com os links ok? Muito bom!!

Abraço e boa semana,
Pati

mais um enfermeiro em Quebec, muito bom!

apenas uma informaçao complementar =
uma vez CEPI a OIIQ ira definir a sua data de exame (teorico + pratico). O primeiro exame em geral ocorre de 4 a 6 meses apos o termino da formacao. Sendo REPROVADO, voce é convocado para outro exame. Recebendo uma segunda reprovacao a OIIQ lhe dara a terceira e ultima oportunidade. O prazo de dois anos refere-se ao tempo maximo para a realizacao destas 3 provas.
Nao temos autonomia para decidir *quando* fazer o exame. A OIIQ marca e voce obedece :-)
(gabi - comunidade enfermagem no canada)

Olá Jhon, não tenho seu email (me passa depois?), então vou responder por aqui...
Foi uma surpresa e tanto, e estamos bem felizes. É como se um novo capítulo se iniciasse, com casa nova, cidade nova, país novo e agora um filho! Deus é bom...

Abraços e muito sucesso no federal! Nos vemos por lá no ano que vem?

Pati

Muitas coisas podem ser adiantas aqui do Brasil mesmo, bem eu sou Fisioterapeuta, mas, não difere muito do de enfermagem não...

Muita fé e paciência!

bjss

Oi!!
Eu me chamo Layne, sou enfermeira aqui em Uberlandia-MG, e tambem estou fazendo o processo de imigração. Eu já procurei e nao encontrei, para onde envio a solicitação dos formularios de equivalencia? O pedido é feito através de uma carta?
Desculpe se as perguntas são bobas, mas realmente nao consegui encontrar.
Abraços.
Layne

Oi, Layne. A solicitação dos formulários deve ser feita por e-mail ( bureau-registraire@oiiq.org ). Pode ser escrita uma msg simples em francês, se apresentando e solicitando os formulários. Coloque no e-mail o ano em que se formou e seu endereço de corrspondência para recebimento dos formulários.
Mais informações: www.oiiq.org. Clique na aba "Être infirmière au Québec". Clique "Inscription au tableau". Boa sorte em tudo. Se precisar de algo me escreve.
Marcos

Muuuuuito obrigada Marcos. Vou entrar neste link do site. Boa sorte em tudo pra vc tambem.
Muitos pensamentos positivos pra vc.
Abraços
Layne

OLá Marcos, estou no aguardo do processo federal para imigrar para o Québec, e a muito que procuro informações sobre equivalência do diploma, Sou enfermeira, moro em Salvado. Gostei muito do seu post, foi esclarecedor demais, demais mesmo, muito bom.
Eu sou recém formada e não tenho experiência ainda aqui no Brasil, você sabe me dizer se eles fazem alguma objeção quanto a isso?

Beijos

Luciana, não tenho informações exatas a esse respeito. Pelo que sei eles valorizam sua formação sim, mas focam muito mais as experiencias profissionais. Tanto é assim que a gradação de salário é com base nos anos de experiência. Mas invista no projeot e boa sorte. Dá uma olhada na comu no Orkut pra ver se as enfas que estão lá sabem de mais detalhes.
Bjão.

Marcos.

Estou no processo federal e começando a preencher os formulários para enviar a OIIQ.
(qual seu correio? o meu é dinapaula@ig.com.br)

Sobre as traduções como fez?

As ementas precisam de tradução de algum membro da ottiaq ou podem ser simplesmente traduzidas por qualquer um.

E sobre as outras traduções precisam de tradução de algum membro da ottiaq ou pode ser tradução paga e juramentada do Brasil?

Bjs,
Dina

Oi Marcos/Jhon, eniviei o e-mail errado, pois não acesso mais o do IG, se possível me reponda para o dininhaduarte@gmail.com
Muito obrigada pelas informações em seu blog.
Abraços,

Dina

Boa Noite...
Oi,gostaria de informação sobre a vida em Quebec.Sou enfermeira e to querendo fazer meu projeto de vida,porém nem sei como começar...Por favor,preciso de dicas,vale a pena mesmo?.

Olá, anônimo.

Pergunta boa que só pode ser respondida levando-se em consideração alguns itens:
1. Motivação pessoal: vc deve analisar o quanto pesaria sair de sua cidade, seu país, deixando para trás uma parte de sua história para começar outra parte no Canadá. A idéia de família e amigos estarem longe é algo absolutamente impossível para algumas pessoas. Analise seu caso: idade, projetos de vida, se é casada, solteira se tem filhos,etc.

2.Qualidade de vida: item altamente pessoal, pois é um conceito pessoal. Conheço mtos amigos que jamais sairiam de São Paulo, o que pra mim foi ótimo, pois considerava a qualidade de vida mto ruim. O Canadá é menos violento (sem comparação), mas tem problemas como todos os lugares do mundo: política controversa em alguns assuntos, pessoas de má-fé.

3. Adaptação profissional: imagine-se e prepare-se para ficar um ano sem trabalhar. Este é o tempo médio para reinserção do enfermeiro no mercado de trabalho, uma vez que todos devem fazer um processo junto à ordem profissional de adaptação ao sistema de saúde do Québec. É possível, sim, pois enquanto faz o curso de equivalência pode pleitear uma bolsa de estudos. Após esse período as vagas de trabalho são inúmeras, mas concentram-se na área hospitalar.

4. Adaptação cultural: vai depender mto de sua personalidade, se é uma pessoa que adora desafios ou se é mais conservadora. Moro em Montréal, que é multicultural, onde podemos ouvir várias línguas diferentes pela cidade. Aqui há forte presença do inglês no cotidiano profissional, fato que "obriga" os enfermeiros a serem bilingues. O frio é ponto importante a ser considerado, afinal são mais de 5 meses de frio, dos quais três bem rigorosos (em geral). Como eu prefiro ele ao calor, pra mim foi ponto positivo.

Dicas específicas do processo e bem detalhadas vc encontra no site www.brasilquebec.com

A última e mais central questão: vale a pena. Honestamente, há um custo (financeiro) alto, um custo emocional igualmente importante, então não leve em consideração a questão do "os enfermeiros no Québec ganham rios de dinheiro". Reforço isso porque já ouvi mais de uma vez e NÃO é verdade; o salário é justo, mas nada de extraordinário. Leve em consideração os seus projetos de vida pessoal e profissional.

Boa sorte.

Oi Marcos
estou inciando meu processo da OIIQ agora... qt tempo demorou para eles te darem um retorno dos seus documentos?
Vc recebe algum e-mail com algum número???

Olá, Vivi.

te respondendo: o MICC enviou o ok da avaliação sobre equivalência de diploma em 5 meses após envio da papelada. A OIIQ enviou a resposta em 9 meses. Por e-mail (por volta dos sete meses de espera) solicitei o número do processo e me enviaram por e-mail, mas é inútil, pois vc não tem nenhum outro meio de acompanhar o andamento senão pelo recebimento de correspondência oficial em casa.

Abraços.
Marcos

Olá Marcos! Muitíssimo obrigada pelas informações, valiosíssimas!! Acabei de dar início no processo e estava mais perdida q cego em tiroteio...kkkk Agora já sei por onde começar ;) Valeu mesmo!!!

Olá marcos boa noite gostaria de saber como é pra ser enfermeiro em centro cirúrgico se prescisa fazer um pos em Quebec e qual a atribuição do enfermeiro no centro cirúrgico porque aqui no Brasil as enfermeira de centro cirúrgico só dimensiona são muito burocráticas e qual o salário obrigado

Boa noite marcos sou téc de enfermagem e instrumentador cirúrgico vc sabe como funciona pra trabalhar como téc de enfermagem ou instrumentador e se existe essa profissão de instrumentador,ou qual é o processo para ser téc de enfermagem no centro cirúrgico e qual o salário obrigado

Olá, Izaias.
No QC não existe a profissão de instrumentador. Os próprios enfermeiros fazem a instrumentação da cirurgia (internos) e tb a função externa. A parte de administração (escalas, férias, etc) fica com a enf chefe.
No QC há duas Ordens profissionais separadas, uma pros enf e outras pros enf auxiliares. Não sei como funciona o processo deles. Dá uma olhada no site pra se informar melhor.

http://www.oiiaq.org/

Os salários no QC são calculados diferente do Brasil. São por hora e por ano. Por exemplo, hj quem começa a profissão de enf auxiliar recebe 20 dólares por hora. Se trabalhar em tempo completo daria pouco menos de 3mil/BRUTO/mes.

Abraços

Olá Marcos! Estou fazendo enfermagem ainda...mas depois que eu me formar pretendo trabalhar e juntar dinheiro para poder ir para o Canadá trabalhar como enfermeira. Gostaria de saber se é melhor eu fazer especialização quando chegar lá ou aqui mesmo no Brasil!Se eu fizer aqui no Brasil, quando chegar lá, fora a equivalência do diploma de enfermagem, o curso de especialização também passaria por processo parecido?

Ola, anonimo.
As especializacoes nao servem pra nada no dia a dia aqui em Quebec. O trabalho eh essencialmente assistencial e as pessoas que querem mais aprofundamento vao pro mestrado ou doutorado. Abracos.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More