17 de junho de 2010

Francisation en ligne








Quando eu estava nas pesquisas antes de enviar meu dossiê, durante o tempo interminável do estudo do francês, eu lia alguns lugares falando sobre a tal Francisation en ligne. Explico: após conseguir o CSQ, você tem o direito de fazer um curso de Francês on line gratuito do governo de Québec.
Isso sempre atiçou minha curiosidade. Queria saber como era, o que tinha, o que não tinha...tudo! Porém as pessoas só colocavam "estou fazendo..." ou "é muito interessante" e coisas assim, nenhuma (que eu tenha lido) colocou realmente como é o tal negócio.

Após passar na entrevista mês passado, fui informado que precisava esperar 2 meses para entrar no tal curso. Quem me conhece sabe que ao ler essa informação eu entendi "vai tentando que uma 2 meses é data limite, quem sabe não está liberado em 2 horas?". Como minha entrevista foi na sexta, esperei até o próximo dia útil e já tentei fazer minha inscrição. Recebi a mensagem (por email) de que não possuía CSQ válido ainda. Muito à contragosto resolvi esperar.



Não recomendo que sejam apressados como eu porque, após essa primeira tentativa, o seu número de CSQ está gravado e não deixará mais você "fazer uma inscrição nova". Você terá que mandar um email para o pessoal que cuida da Francisation en ligne no Québec, pedindo para reavaliarem sua inscrição. Enfim, trabalhão chato, pois embora seja um curso pra aprender francês, o email tem que ser em francês rss.

Fiz isso tudo e tive minha liberação para utilizar o curso.



Antes de continuar, deixe-me só explicar algumas coisas: Diferente do que informei acima, o curso de Francisação online, NÃO é voltado para quem não sabe francês. Como dito anteriormente o curso é oferecido após a entrevista, quando você já "provou" que possui conhecimentos intermediários, sabe compreender o contexto dos textos, conversas e vídeos, sabe também se expressar com sentenças curtas e coordenadas. Então não vai achando que terá aula sobre passée composée aqui.



Mas como é esse curso? O curso não é pra te trazer problemas, muito pelo contrário, então existem 2 tipos de metodologias: a padrão (que falarei mais depois) e a Autoformação – voltada para as pessoas que não tem tempo e por isso poderão entrar no curso e estudar, fazer os exercícios e os testes quando tiver oportunidade.



A metodologia padrão envolve:

  • Autoformação (trabalho individual) contando 60% do curso;
  • Um pequeno grupo sem horário fixo nos fóruns ou seguindo um horário fixo nos chats (25% do curso);
  • Em sala de aula virtual com um tutor segundo um horário fixo dito por ele.


Quando você entra no curso a primeira vez, você faz um teste de nível que te dirá seu nível de francês e de qual bloco você iniciará.



Blocos? Sim, o curso é dividido em 4 blocos e cada bloco contendo 4 módulos. Assim como a Francisation presencial não é só um curso de francês, mas uma total imersão à cultura Québequense, esse curso online também te apresentará características e valores da cultura Quebeca te auxiliando nas tarefas da imigração.

Bloc 1
Bloc 2
Módulo 1 – Le logement

Módulo 2 – L'éducation

Módulo 3 – L'emploi

Módulo 4 – Le tourisme et les loisirs
Módulo 5 – Les services publics et la santé

Módulo 6 – Les médias et La culture

Módulo 7 – La consommation et les affaires

Módulo 8 – La vie démocratique au Québec
Bloc 3
Bloc 4
Módulo 9 – Le logement

Módulo 10 – L'éducation

Módulo 11 – L'emploi

Módulo 12 – Le tourisme et les loisirs
Módulo 13 – Les services publics et la santé

Módulo 14 – Les médias et La culture

Módulo 15 – La consommation et les affaires

Módulo 16 – La vie démocratique au Québec




Embora pareçam repetidos os módulos, os temas contidos em cada um é bem variado. Como cada Bloco equivale à 1 nível da proficiência da língua francesa, os blocos 3 e 4 possuem assuntos mais complexos e profundos que os vistos no bloco 1 e 2.



O tutor corrigirá as produções orais e escritas que você fará durante o curso, e mediará os fóruns.



Além dessas coisas o curso ainda possui:

  1. Banco de exercícios;
  2. Fichas gramaticais;
  3. Glossário;
  4. Dicionário;

  5. Conjugador.


Quanto ao banco de exercícios, não é preciso fazer parte da FEL para ter acesso à ele. Aqui nesse link, existe todo o banco de exercícios para ajudar no estudo.



Agora, qual a desculpa pra não estudar?


















 

4 comentários:

Uau, super completo o seu post... Muito legal!

jhon, obrigada pela torcida e pelos comentários lá no blog. Estamos muito felizes, mas o frio na barriga também é grande...

Abraços e muito sucesso no federal. Acredito que o de vocês deva correr mais rápido, já que não vão ter muito para analisar no primeiro semestre desse ano (não eve entrevista).

Pati

Voces deram entrada no federal ? Já receberam a carta de abertura do processo ?

Eu passei na entrevista em 01/06 e dei entrada no federal no mesmo dia, mas até agora nao recebi nem a carta de abertura do processo.

Obrigado

Luiz

Oi Jhon!

Adorei a metáfora! Que legal que conhece a minha terrinha, estudei na Unisanta também, de 1997 à 2002 (tô ficando velha, hehe).
Pois é, agora é esperar essa bendita entrevista e que ela venha logo, não sou a maior fã de esperar.
Sucesso pra você!

Beijão, Aline.

Excelente!
Estava bastante curiosa para saber como era!
Obrigada!
Abraços!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More