12 de julho de 2011

Pedindo reembolso dos estudos de Francês - Parte 1

Para quem não sabe no Québec se fala Francês rsrs. Há algum tempo li um blog (não lembro mais qual) cujos donos se sentiam enganados por não conseguirem se virar 100% com o inglês pelas cidades da província.
A recomendação do governo Canadense é que o futuro imigrante aprenda as línguas oficiais (inglês e/ou Francês) desde o seu país de origem. Pensando nisso o governo do Québec reembolsa o estudo do francês feito nas suas escolas afiliadas. Para saber mais informações sobre isso, existe esse link:
http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/langue-francaise/pays-depart/remboursement-frais.html
Isso posto, agora que temos uma data para a viagem, resolvemos pedir o nosso reembolso.  A minha preocupação era com esses dois itens:
  • fournir l’attestation d’études prouvant que le cours a été complété;
  • fournir le reçu de frais de cours prouvant que le cours a été payé.
Eu imaginava que o formulário devesse ser assinado pela pessoa responsável pelo curso do francês Québec, por isso o form. e o guia para preenchimento e fui até a Aliança Francesa que estudei.
Quando informei à secretaria que daria entrada nos papéis do reembolso, ela me disse que a central da Aliança Francesa já possuía toda a papelada necessária, só precisava passar o meu nome e contato e dentro de 2 semanas alguém me ligaria para que eu informasse o resto dos dados. Tudo isso porque o reembolso só é permitido após o recebimento do CSQ.

Após 1 semana recebemos o email da responsável pelos Reembolsos nos informando que a papelada já estava pronta e devíamos nos dirigir à unidade Central para buscar. Isso nos surpreendeu, pois não tínhamos informado quais módulos seriam reembolsáveis. Já disposto a informar gentilmente à funcionária da aliança que ela tinha feito besteira, fui até a unidade centro e qual não foi minha surpresa ao ver que tudo estava correto? De alguma forma eles fizeram exatamente dos módulos que queríamos.
Eles nos entregaram: Formulário do reembolso preenchido e assinado, relatório do total pago como também o valor pago em cada curso e comprovante de término do curso junto com as notas e total de horas.
Acredito que com isso conseguiremos dar entrada no pedido lá no Canadá. A segunda parte deste post demorará um pouco para acontecer.

Até mais pessoas!

1 comentários:

esse lance de reembolso ainda é um grande ? pra mim... mas eu chego lá. já li relatos diversos e parece q cada um faz de um jeito diferente, sei lá. td bem, eu ainda tô fazendo só o FEL. qdo resolver estudar na AF vou procurar saber direitinho. abraços e mandem notícias fresquinhas!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More