27 de dezembro de 2011

E o passar das estações....

Olá pessoas,

Nessa época do ano todos já esperam pelo frio e pela neve, porém esse ano o tempo resolveu dar uma rasteira no povo e segurar as rédeas da frente fria. Antes que falem de aquecimento global, somente relembro que, segundo o canal do tempo, em 1938 a temperatura nessa época era de 12 graus POSITIVOS, então não ter neve não é nada...

Quando chegamos aqui em Montréal, tínhamos dias com 30 graus. Passamos por tempestades tropicais e 1 furacão e após esse período a temperatura começou a cair gradativamente. Também passamos por um “L'été des Indiens” que elevou as temperaturas nos dando um último dia de calor quando os termômetros já estavam acostumados à ficar perto do zero.

No momento em que estávamos acostumando com essas alternâncias de temperatura o clima começou a cair e não parou mais. Embora os inúmeros pedidos das mais diversas pessoas para que Saint Peter mandasse neve no povo, somente o frio chegava até aqui. Era como se a ilha de Montréal se protegesse da neve, enquanto as outras cidades já estavam com suas paisagens brancas.

No natal quem pedia pela neve a recebeu como presente, porém ela veio envolvido pelo frio. As temperaturas chegaram à (sensação térmica de) -24, o que nos deu uma nova idéia do que significa esse frio que todo mundo fala. Com essa temperatura, que deixava minha geladeira sendo um lugar agradável de ser morar, testamos nossas roupas para ver se estávamos realmente preparados, vimos janelas congelarem, a movimentação sumir da rua e pessoas escorregarem nas calçadas.
Esse, aliás, foi o problema que esse tempo maluco causou. A água que anteriormente era neve, congelava novamente gerando calçadas e ruas dignas de pista de patinação no gelo. Vimos pessoas caindo, carros perderem a direção e aprendemos que mesmo com a cautela será impossível usar a palavra “nunca” quando se trata dos “verglas”.

Agora estamos caminhando para nossa primeira tempestade de neve, anunciada e temida nos jornais. Veremos o que acontecerá, pois apesar disso tudo as pessoas continuam vivendo suas vidas e fazendo suas coisas, ninguém fica em casa enrolado nas cobertas esperando o inverno passar.

Inverno esse que só nos deixará em Março....










4 comentários:

Isso é frio!

Eu li que por volta de -20ºC o sal deixa de dissolver o gelo. Vocês notaram algo a este respeito no gelo das ruas?

Abraços,

Johnny

Olá, Johny

Não pudemos perceber diferença em função dos seguintes fatores:
1. retirada frequente da neve das ruas e calçadas;
2. Nas calçadas que tinham mais neve, ela tinha um aspecto lamacento e sujo por causa dos pedestres;
3. Na semana anterior a essa onda forte de frio, a temperatura se tornou positiva em alguns momentos fazendo com que a neve derretesse e em seguida congelasse firmemente formando blocos, esses a gente viu pelas ruas e são bastante escorregadios..

Mas o fato engraçado é que podemos perceber que a sensação térmica é algo realmente individual: havia pessoas muito desconfortáveis com o frio, que faziam até expressão de dor e outras tranquilas como se nada de mais estivesse se passando.

É isso. Abraços.
Marcos

Querido Marcos, eu tento manter uma lenhazinha pra uma fogueira eventual, mas às vezes é difícil, né. Mas a gente fica inspirada qdo vê experiências como a de vcs, e as coisas estão caminhando e dando certo:) Há esperança.
Obrigada pelo apoio moral!!!
Abração pra vc e pro Jhon! Ótimo 2012 pra vcs!!!!

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More