3 de janeiro de 2012

Férias! - Parte 1

Olá pessoas,

Nesse final de ano tivemos umas pequenas férias das nossas atividades de gente grande (cursos e trabalho) e resolvemos fazer o que mais gostamos: viajar (Jhon) e comer (Marcos).

Mesmo não sendo a primeira vez resolvemos ir para Ville de Québec aproveitar a virada do ano na capital da província.
Aproveito o momento para explicar que nós não somos pessoas ligadas a rituais ou cerimônias, então a história de “festa da virada do ano” é o que menos importava em toda a viagem para nós.

Poderíamos chegar lá de 4 modos : carro, trem, ônibus ou avião. Na semana em que estávamos decidindo qual o melhor método, recebemos um e-mail da Air Canadá avisando das fantásticas promoções do final do ano para diversas cidades ou países (das quais ir para Tóquio estava mais barato que ir para o Brasil...) incluindo Ville de Québec. Mas, decidimos ir mesmo de trem serpenteando a floresta, lagos e cidades do caminho, não nos arrependemos nenhum segundo.

No dia da viagem fomos até a Gare Central de Montréal para pegar a passagem que tínhamos comprado pela internet e despachar as malas. No horário programado o trem saiu dando início à nossa viagem.
O trem possui wi-fi para podermos passar o tempo navegando na internet, muuuito espaço entre os assentos (nada parecido com a classe sardinha econômica da Air Canadá) e serviço de “bordo” (que pode ser pago na hora de acordo com seu consumo ou parte do pacote ao comprar a passagem).

Chegamos na Gare do Palais em Ville de Québec e pegamos um Táxi para ir ao nosso hotel. Nesse momento já vimos que diferente de Montréal, nevava bastante por lá. Deixamos as coisas no hotel e fomos passear pela cidade que estava incrivelmente agradável.
Agradável não ficou quando no outro dia o céu  estava azul, sol de rachar e.... -32 graus de sensação térmica. A neve da cidade congelou e virou blocos de gelo que nos faziam andar com dificuldade, mas isso não impediu ninguém de sair na rua fazendo com que todos os lugares estivessem cheios de turistas e moradores da cidade.

Pausa para comentar a lição aprendida no frio de -32. Comprei uma luva nova, pois achava que a minha antiga não agüentaria tais temperaturas. A nova luva é muito boa, tanto que minha mão suou dentro dela devido à proteção contra o frio e esse foi o problema.
Como uma amiga costuma dizer, se vestir no frio é um treino de prospecção. Você não deseja passar frio, mas também não pode passar calor ao ponto de suar, o que fará com que seu suor seque fazendo com que sua sensação térmica caia bruscamente.
Eu já estava começando a sentir esses efeitos e uma leve dor nos meus dedos causada pelo frio, mas não estava ligando.
Nesse momento vimos um tobogã em que poderíamos descer em uma espécie de trenó. Lógico que fomos, porém descer em uma grande velocidade com o vento batendo nas minhas mãos já congeladas não ajudou muito. Quando terminamos eu já não sentia meus dedos. Fui me abrigar no starbucks e com o passar do tempo meus dedos começaram a doer bastante e continuaram doloridos até o outro dia.Mas isso não nos impediu de nada, passeamos por todos os cantos que queríamos.
A cidade estava se preparando para o final do ano e instalava em uma das grandes avenidas do centro, chamada de “Grande allée”, telões e alto-falantes para animar a festa até a meia noite, onde estouraram fogos de artifícios.
Nos outros dias o clima já retornou ao normal. Como brincou a repórter na tv o clima já tinha retornado ao ponto de congelamento, pois -32 fazia a geladeira um lugar agradável de se morar.
No dia da volta estávamos de volta na estação de trem Gare du Palais e pudemos notar que dependendo do trem que você pega algumas coisas mudam.
Primeiro que a gente não “despachou” a mala como na ida para a Capital Nationale, nós mesmos que carregamos a mala até o vagão que ficava o nosso assento. Na parte de trás de cada vagão existe uma espécie de bagageiro onde cada pessoa coloca sua mala e depois pega na hora de descer. Existem algumas paradas pelo trajeto e ninguém fica verificando para saber se você não está pegando a mala alheia.
Esse trem que pegamos pra voltar era mais velho do que o anterior, mas o conforto, wi-fi e tudo mais não foram alterados.

Coloco abaixo algumas fotos da viagem, e depois continuo contando outras coisas que fizemos nessas férias senão esse post fica grande demais.



















8 comentários:

Olá adorei seu post. Ville de Quebec parece incrível.
Estou curtindo suas fotos.
Abçss,...

Oi, pessoal! Feliz ano novo!

Québec é tão fofinha, né? Também passei mais frio por lá do que em Montréal, tive até que comprar um par de meias melhor.

Eu quero muito viajar de trem pelo Canada, mas tenho uma curiosidade: quanto custa em média a passagem de trem entre Montréal e Québec?

Beijos,
Lídia.

Olá, Lídia. Eu gostei do trajeto de trem, mas sempre levando em consideração alguns pontos:
1. Qtas pessoas vão comigo (se são mais de duas alugar um carro sairia mais barato)
2. Local de partida e chegada, pois como as distâncias entre as cidades é grande o tempo de percurso tb pesa. Entre Mtl e Quebec são 3hs. Por exemplo, uma viagem de trem de Toronto a Vancouver dura mais de 3 dias!

Vc pode simular vários trajetos no site http://www.viarail.ca/fr

Os preços variam dependendo de datas, categoria e horários, mas em média, o trecho Mtl-Quebec sai por 110 dólares (ida e volta juntos) por pessoa.

Abs.

Muito boas as fotos! Queria mto conhecer Quebec no inverno e no verão, pois só conheci na primavera e achei um pouco parada demais.

Feliz ano novo!

Abraços!
Eduardo

Feliz ano novo!!!

Eu não sabia que dava para despachar bagagem neste percurso do trem. O site da VIA dá a entender que a bagagem permitida neste trecho é uma maleta de 23cm de largura. Como eu estava com bagagem para 2 semanas, acabei indo de ônibus.

Olá, Jhonny

Não sabemos os pormenores sobre despacho de bagagens, pois na viagem estávamos cada um com uma mala de bordo (nos padrões de aviões), mas observamos muitos passageiros com malas enormes e outros com mais de uma bagagem. Vale a pena se informar diretamente na VIA numa eventual próxima viagem.

Abraços.
Marcos

-32!!!Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh!!!
Acho que morro:)
Ótimo ano pra vcs!!

Oi Meninos.... desejo um ano incrível pra vcs (e acredito que já esta sendo) adorei as fotos... que lugar incrível mesmo, deve ser difícil o -32 mas a paisagem compensa. bjos

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More