9 de janeiro de 2012

Processos Seletivos dos Cégeps para Integração de Enfermeiros



Olá a todos.

Este post é retrospectivo aos processos seletivos pelos quais passei desde que cheguei à Montréal. Relembro, como neste post anterior, que os enfermeiros devem fazer curso de integração (ou somente estágio) antes de receberem autorização para trabalhar e entrar na Ordem dos Enfermeiros.
As experiências foram interessantes e sempre envolvem uma boa dose de ansiedade e estresse, típicos desses ambientes de avaliação.

Na região de Montréal, atualmente três Cégeps oferecem o curso de equivalência, dois em francês (Vieux Montréal e Edouard-Montpetit, este em Longueuil) e inglês (John Abbott College). Eu fiz os processos de ambos os Cégeps em francês.
A seguir, uma breve descrição do processo de cada um deles:

1. Cégep Vieux Montréal
Turma de 24 alunos, com início previsto para dezembro. Avaliação em três partes:

1. Realizado no primeiro momento, na sessão de informação do curso:
a) ditado (dois parágrafos com situação hospitalar simples)
b) redação (duas opções de temas: conte um evento marcante na vida profissional; ou conte uma situação de dificuldade de comunicação e suas conseqüências).

2. Entrevista com enfermeira e coordenadora do curso.
Coordenadora questiona experiências anteriores de trabalho (e questiona se teria condições de acompanhar o curso uma vez que a maior parte de minhas experiências foram fora do hospital), motivações para o curso e porque de escolha do Vieux-Montréal; enfim, questões gerais para avaliar motivação e quanto o candidato conhece do curso.
Enfermeira coloca questões-casos hospitalares. As minhas perguntas foram:
a) Um paciente em 1º. dia de pós-operatório de cirurgia no quadril. Quais cuidados de enfermagem são necessários?
b) Um paciente está sentado em uma cadeira e lhe diz que está com tontura. O que você faz?
c) Um paciente aguarda no Pronto Socorro e lhe pergunta quais as diferenças entre infarto e angina. O que você responde?

3. Avaliação de cálculos de medicamentos. Não cheguei a fazer, pois não fui aprovado. Recebi um feed-back por escrito explicando as razões, centradas na melhora dos conhecimentos hospitalares.
Uma próxima seleção estava prevista para o fim de janeiro, mas até o momento (liguei para o Cégep na sexta) não há data definida.

2. Cégep Edouard-Montpetit – Longueuil
Turma de 30 alunos, com início para dezembro. Avaliação em duas partes:

1. Manhã da sessão de informação do curso: avaliação escrita.
a) Casos clínicos:
i. Paciente com hipo e hiperglicemia.
ii. Caso de edema agudo pulmonar, insuficiência cardíaca congestiva e insuficiência renal.
iii. Depressão e risco para suicídio.
iv. Ética: você vê um preposé (atendente) sendo rude com um idoso. O que você faz?

b) Cálculos gerais fundamentais (matemática simples)
c) Cálculos de medicamentos (simples e objetivos)
d) Questões pessoais sobre motivação, experiências profissionais anteriores.

2. Tarde da sessão de informação:
a) ditado (passé composé e imparfait)
b) testes orais (múltipla escolha)
c) teste escrito – interpretação de texto (múltipla escolha)
d) redação (tema: um mundo ideal, imaginário ou real)

3. Entrevista (de 10 minutos!) realizada 2 semanas após, com coordenadora do curso.
Comenta rapidamente o desempenho na prova e notas. Em seguida, perguntas diretas:
a) Quanto tempo de Canadá;
b) País de origem;
c) Em que trabalhava no Brasil;
d) Moradia atual;
e) Se tenho filhos;
f) Qualidades que os colegas de trabalho diriam que possuo;
g) O que meus colegas de trabalho diriam que tenho que mudar;

Finalizou a entrevista comentando que havia já uma lista de alunos pré-selecionados da turma anterior (setembro) que teriam preferência para entrada em dezembro e que eu ficaria na lista de espera, muito provavelmente. Pediu que aguardasse confirmação por escrito. Na confirmação por escrito estou pré-selecionado para a próxima turma, que começa em março próximo.

Bom, das minhas (e só minhas) impressões sobre os dois processos: Achei o processo do Edouard-Montpetit muito cansativo e desgastante, com todas as avaliações num dia só, mas mesmo assim o considero mais completo que o do Vieux. Há uma diferença em relação à forma de análise da documentação, pois no Vieux, o candidato só leva a documentação no dia da entrevista e no E-Montpetit, todo o kit é entregue antes das avaliações. Em teoria, isso permitiria que os selecionadores já soubessem um pouco mais dos candidatos antes do cara-a-cara, mas também poderia já criar um viés de pré-concepção ou pré-julgamento do candidato em função de seu CV, por exemplo.

Aos leitores que acompanham minhas peripécias (já esperadas) um muito obrigado pelos pensamentos positivos. Neste período que antecede o curso continuo a melhorar o francês, o que é mais do que importante.

Abs.
Marcos.

9 comentários:

Marcos, valeu por dividir suas experiências aqui.
Realmente, pra mim o francês ainda precisa melhorar muiiiiitttoooo... Acho que por isso terei que esperar um bocado até conseguir o q vc já conseguiu.
Boa sorte e não deixe de postar as novidades.
Abçss,...

Achei legal você estar pré-selecionado para a turma de março. Espero que não peçam para você refazer parte do processo quando chegar lá!

O mais legal é que agora dá para fazer um cronograma:
Março: Início do curso
Junho: Término do curso
Julho: Emprego bem remunerado!!

Abraços,

Johnny

Olá, Johnny.
Provavelmente nao farei parte alguma do processo de novo, somente confirmarei o interesse pela vaga. Gostei do cronograma, porém ele é otimista demais. O curso irá até agosto, no mínimo.
Abs.

Bom dia Marcos.
Sou enfermeira, temos duas filhas e estamos no processo de imigração. Gostaria de tirar um dúvida com vc? Vi no seu Timeline que depois da entrega do dossiê federal vc encaminhou os documentos para equivalência do diploma. Como faz isso? Será que vc pode me ajudar nesta questão.
Muito obrigada
Magaly

Bom dia Marcos.
Sou enfermeira, temos duas filhas e estamos no processo de imigração. Gostaria de tirar um dúvida com vc? Vi no seu Timeline que depois da entrega do dossiê federal vc encaminhou os documentos para equivalência do diploma. Como faz isso? Será que vc pode me ajudar nesta questão.
Muito obrigada
Magaly

Olá, Magali

Eu comento um pouco sobre isso neste post: http://bordo-congelado.blogspot.com/2010/06/equivalencia-do-diploma-de-enfermagem.html

Mas, o primeiro passo é enviar um e-mail para bureau-registraire@oiiq.org e solicitar os formulários para equivalência de diploma. O processo de equivalência é longo (cerca de 6 a 9 meses), pois é realizado por duas instâncias (o Ministério e a Ordem). Eu ainda acabei demorando pra dar entrada na equivalência, pois poderia te-lo feito assim que obtive o CSQ, mas na época o meu trabalho não me permitia horários livres para resolver isso. Prepare-se bem, pois é um pouco estressante e caro, uma vez que terá que traduzir (tradução juramentada) alguns documentos para inglês ou francês.

Nesta página há todos os detalhes desse passo a passo. Mas pode ficar a vontade para escrever qdo quiser.
http://www.oiiq.org/admission-a-la-profession/infirmiere-formee-hors-quebec/permis-dexercice/infirmiere-diplomee-hors-qu

Abraços e boa sorte.

Boa tarde, tem campo para técnicos de enfermagem também? Se sim, como procede?

Grata,

Gisele

Oi, Gisele.
Os técnicos de enf pertecem a uma outra Ordem profissional aqui no QC, são separados dos enfermeiros.
Não sei te dizer como funciona a equivalência.
Mas vc pode consultar o site da ordem deles. Abs.

http://www.oiiaq.org/en/becoming-an-lpn/admission-to-the-profession

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More