9 de outubro de 2011

Tempo ao Tempo: Equivalência de Enfermagem



Olá a todos.
Como eu já escrevi aqui sobre a equivalência de diploma de enfermagem no Québec, segue uma atualização da saga.

Desde 2009, a Ordem das Enfermeiras e Enfermeiros do Québec (OIIQ) alterou as regras da avaliação das experiências dos enfermeiros formados fora do QC. Uma vez aprovada a equivalência de diploma pela ordem é fornecida a possibilidade de realizar um estágio remunerado de 40 dias de integração em meio hospitalar OU a realização de curso de integração profissional num Cégep com duração variável de 6 a 9 meses. As regras do estágio podem ser vistas aqui. A decisão de quem vai para o estágio ou Cégep fomentam especulações para muitos enfermeiros, uma vez que o francês não é avaliado a priori pela ordem. Alguns enfermeiros brasileiros que conheci aqui, que receberam a opção do estágio acreditam isto ocorre em função do pouco tempo de formado (menos de 3 anos).

Bom, polêmicas à parte, o fato é que a realização de estágio desonera “o sistema de integração”, pois no modelo de integração do Cégep há necessidade de uma infra-estrutura para a adaptação desses enfermeiros com custos para o governo (custos Cégep + eventuais bourses e auxílios do Emploi-Quebec) e aumento no tempo para lançar essa mão-de-obra necessária ao mercado de saúde. Para os enfermeiros há muitos benefícios relacionados a possibilidade de trabalhar o mais breve possível desde que sejam aprovados ao término do estágio.
Uma coisa não mudou: seja para os que fizerem a integração na forma de estágio ou como curso no Cegep, há obrigatoriedade de realizar prova da ordem para ser considerado enfermeiro no Québec. Antes disso somos CEPI (Candidatos ao Exercício da Profissão de Enfermagem), conforme expliquei em post antigo.
No meu caso não recebi a opção de estágio, pois na carta da ordem explicaram que tenho a maior parte dos meus cinco anos de formado com experiência em saúde pública, o que me deixaria fora do contexto hospitalar quebécois. Ansiedades à parte, achei uma decisão acertada e boa para mim no sentido que vai me permitir fazer uma grande atualização dos conteúdos relacionados à minha profissão.

O grande problema: não posso chegar em qualquer Cégep com minha cartinha da OIIQ e dizer “Olá, sou enfermeiro, vocês precisam muito de mim, vou estudar aqui com vocês”. Hehehehe.... Não funciona assim. A OIIQ fornece os nomes dos Cégeps que oferecem o curso de integração para enfermeiros e há um processo seletivo diferente conforme cada um. Em Montréal neste ano, os Cégeps de Vieux-Montréal (formação em francês) e John Abbott College (em inglês) oferecem o curso; e em Longueuil, o Cégep Edouard-Montpetit (em francês).

Pois bem, realizei na última quinta-feira minha seleção para o Cégep do Vieux para a turma que iniciará em dezembro (e com duração até julho/2012!). São três etapas de avaliação: na primeira, há uma prova de conhecimento de francês escrito (ditado + redação). A segunda etapa é uma entrevista com uma enfermeira, que faz perguntas técnicas junto a uma coordenadora do Cégep que avalia sua comunicação oral. Ao término dessas duas há ainda uma prova de cálculos de medicamentos e matemática para saúde.

Há sempre uma boa e uma má notícia. A má é que em Montréal as seleções são as mais concorridas (na primeira etapa são dois dias de testes, com cerca de 65 pessoas em cada dia disputando 24 vagas). A boa notícia é que já foram fornecidas as datas previstas para as turmas do Cégep Vieux para 2012, que são 23/janeiro, 22/maio, 18/junho, 22/outubro e 19/novembro. Então, se não der certo agora tento de novo para janeiro. Aguardo agora o resultado da primeira etapa... e a saga continua...

Abraços a todos e CUIDEM-SE, pois o sistema de saúde daqui parece não ser uma Brastemp...
Marcos

7 comentários:

Marcos

Que bom ler notícias novinhas por aqui!
Parece mesmo uma saga, mas estou na torcida.
Um abraço e depois conta como foi, tá?
Luciana

É, realmente não é fácil.
Esta prova de calculo de fármacos, aqui já é um saco, imagina aí???/!!!!!
Bem, valeu mais uma vez pelas suas explicações... E muita força p/ vc., enfermagem é isso, matar um leão por dia.
Tania
sagacanadense@blogger.com

Tomara que de certo! Torcida é o que nao falta!!

abraços
Erika

Obrigado a todas pelos comentários e torcida. Abs.

Tenho um pergunta que não vi resposta em nenhum lugqar...este curso no cegep é pago? qual a média de valores???

Olá, Chimarrão com açaí.

Todo o sistema de ensino CEGEP e faculdade é público,porém não são gratuitos. São pagas algumas taxas para os CEGEPs aonde são realizados os cursos de integração. O custo é de 272 dólares (inscrição e taxas iniciais). Após paga-se uma taxa semestral de 20 ou 40 dólares, a depender do tempo de curso.
Mas vale lembrar que os enfermeiros podem solicitar o "prêt et bourses", uma bolsa + empréstimo para se manterem durante o tempo de curso, uma vez que é integral.

Segue um link de um CEGEP com custos genéricos somente como modo de ilustração.

http://www.cegepsth.qc.ca/sites/default/files/images/272_Pourquoi_A11.pdf

Abraços e boa sorte.

não sei como fazer esse curso , tipo, não sou nada nem enfermeiro nem nada. não fiz curso nenhum como faço o curso inicial ?
Mais uma moro em São Paulo cidade.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More