13 de agosto de 2012

Update: Curso de Francês para profissional da saúde



Olás, 
Como sei que alguns enfermeiros que se interessam pelo processo de imigração e posterior adaptação quebequoise acompanham o blog, segue uma dica bacana.
O MICC oferece sessões de francisação especializado para profissionais de saúde,  em tempo parcial em três Cégeps da região de Montréal: Cégep Édouard-Montpetit (Longueuil), Cégep Montmorency (Laval) e Cégep du Vieux Montréal (centro).

Eu fiz o curso na sessão de outono de 2011 no Cégep Édouard-Montpetit e gostei. Na verdade gostei mais da interação com o grupo, pois me permitia praticar o francês.

Pontos positivos: possibilidade de se habituar ao vocabulário técnico da área; conhecer profissionais de enfermagem e outras áreas de saúde (networking).

Pontos negativos: tempo parcial (noite), sem auxílio financeiro (salvo para quem tem filhos em garderie); material utilizado é voltado para enfermeiros (ponto negativo para demais profissões).

Mais info: site MICC.

Bons estudos.

Update: Respondendo à algumas questões:
1. O nível de francês exigido é intermediário-avançado, mas nas turmas existem grande diferença. Se tiverem acima do básico, não tenham receio em tentar.
2. No Édouard-Montpetit eu fiz uma redação como etapa de seleção, com dois temas de saúde a escolher.
3. O curso utiliza um material próprio que contém: texto (para discussão e elaboração oral de argumentação), exercícios individuais e em grupos (praticar escrita de palavras e expressões técnicas) e revisão de gramática.
4.Em relação às demais profissões de saúde: na minha turma havia uma farmacêutica, uma bióloga, uma fisioterapeuta e alguns enfermeiros. Todos conseguiram tirar bastante proveito do curso, mesmo quando algum texto era mais voltado à uma situação-caso hospitalar, afinal as experiências de trabalho (e de vida) eram muito ricas.
5. Um adendo importante: o curso tem um formato padronizado, mas varia conforme a atuação do professor.

Abraços

4 comentários:

Bah, que legal! Eu sou nutri e me interessei por este tipo de curso....quando é mais voltado para área é melhor....ruim pq pelo que vi é mais para enfermagem né? hehehe

Vanessa

Adorei a dica, vou ver mais infos.
Deve ter que falar bem já o francês?...
Abçss

Otima dica! Minha esposa e fisioterapeuta e acho que seria ideal!

Que dica legal, tuítei!!

bjocas
Erika

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More