24 de fevereiro de 2010

Viagem de Prospecção – Parte 1

Fiquei um tempo sem escrever, porém tenho um bom motivo. Eu e o Marcos aproveitamos nosso período de férias e fomos para o Canadá, fazer a tal "viagem de prospecção" na pior época do ano: o inverno.

Tínhamos planejado um tipo de viagem e tivemos que mudar um pouco, mas ainda assim deu para conhecer Toronto, Ottawa , Gatineau, Ville du Québec e Montréal. Vou colocar aos poucos sobre a viagem, pois não quero fazer posts gigantes, porém já adianto uma coisa: Gente, eu ADOREI!
Tudo bem que esse inverno está sendo completamente atípico e por isso não chegou até as temperaturas extremas de -40, porém deu para notar um pouco da diferença e digo algo, tendo as roupas apropriadas, o frio não se torna mais o centro das atenções, é só mais um coadjuvante na beleza das cidades.

Bem, deixemos de bla-bla-bla e vamos começar né?

Toronto

A primeira parada da nossa viagem foi em Toronto e também o primeiro contato com o Canadá.
Como uma amiga minha está passando uma temporada no Canadá, tinha perguntado pra ela se estava muito frio, porém ela me dissera que estava um inverno atípico e sem neve nenhuma.
Ok, demos sorte, ou azar, e quando chegamos tinha nevado durante a noite toda.
Não vou mentir e tenho que informar que o primeiro contato com o frio é meio traumatizante rss. Quando saímos do hotel já pensamos em voltar, pois o vento estava cruel. Decidimos então ir até a cidade subterrânea de Toronto, pois lá estaria mais quente.
Aí vai mais uma dica, como era domingo as lojas só abriam 11h e fechavam 19h, então se fizer como nós que estávamos andando por lá às 9h da manhã, saiba que tudo estará fechado, porém dá pra passear por toda a área que está sempre aberta (mesmo com as lojas fechadas).
A entrada da cidade subterrânea chamada Eaton Center fica na Yonge Street, que também é uma região central das compras e o local que fica o Hard Rock Café (huuuum).
Quando voltamos para a rua, já estávamos mais acostumados com o frio e pudemos passear pelas praças e ruas tranquilamente.
Detalhe importante: por causa de uma complicação com a nossa reserva no hotel, estávamos andando pelo centro de Toronto com TODO o dinheiro que tínhamos levado nas nossas mochilas, com toda a segurança possível, isso já nos deixou bem impressionados. Outra coisa impressionante é que, embora Toronto seja uma cidade grande, não se ouve carros buzinando, e todos esperam você atravessar a rua mesmo com o sinal verde para os carros....muito cidade do interior, né?

Embora eu diga que Toronto é uma cidade grande, não se compara à São Paulo, lógico. No Canadá uma cidade com 16.000 habitantes já é uma cidade grande com escola, igreja, universidade e pode até ter aeroporto.

Os dias que passamos em Toronto foram bem calmos, e deu pra entrar um pouco na calmaria que é a vida deles lá.

Visitamos a CN Tower (http://www.cntower.ca/), muito linda a vista panorâmica proporcionada por ela.Existe uma área que possui o chão de vidro, dando a impressão que estamos flutuando no ar. Além do restaurante no topo da torre que é giratório. Mas podem ficar despreocupado que gira bem devagarzinho e não dá enjôo.
Existe ao lado o estádio de Hockey cujo teto fecha e abre em 12 segundos, é muito rápido.

Ah! Recomendo também que visitem o Royal Ontário Museum (http://www.rom.on.ca/) . Reservem umas boas horas, pois é muito grande e tem muita coisa interessante pra ver.
Aproveitamos que estávamos por lá e fomos em direção às Cataratas do Niágara. No caminho passamos por uma cidadezinha chamada Niágara on the lake (http://www.niagaraonthelake.com/) , uma cidade que possui um grande número de aposentados, e é muito linda. Igual uma cidade de boneca, perfeita.
Gente, e o que são as Cataratas? Existem 2 Cataratas, a dos EUA e a Canadense, porém as duas são viradas para o Canadá, o que fez tudo virar motivo de piada. A catarata Canadense é 4x maior que a americana, e é realmente de uma beleza imensurável.

No próximo post continuo contando sobre a nossa ida pra Ottawa e o primeiro contato com a Província do Québec na cidade de Gatineau. Deixo abaixo umas fotos que tiramos por lá.



A prefeitura de Toronto




Parque em Toronto próximo ao hotel




As plantas não conseguem suportar o frio


Visão da CN Tower


Ponto de Ônibus de Toronto. Todo rodeado de vidro pra aguentar o vento gelado.


Niágara on the lake


Observatorio do Lago Ontário. Do outro lado já é Estados Unidos.


O gelo das catarátas formaram o mapa do Brasil


As Catarátas do Niagará Canadense


Nós na parte de cima das Catarátas



4 comentários:

Oi Jhon, tudo bem? Obrigada pelas dicas de marcas lá no blog. Clinique é tudo de bom!!

Sobre sua viagem, vou esperar o próximo post com o relato sobre Gatineau/Ottawa... Lindas fotos!

abraço,
Pati

nussa q legal! vc foi viajar! conte tudo bjokas.=0)

Lindas as fotos!!
E que bom que adorou. Não conheci ninguém que não tenha gostado ao chegar no Canadá.
Agora terá muito assunto para a entrevista né?

Bjs
Fernanda

oi Jhon,

Eu acho a rua Arlie feia mesmo, mas nunca ouvi dizer sobre violência, entre ela e o rio St-Laurent, tem casas lindas, então a questão da violência não saberia dizer... eu Gosto mais da parte entre a rua Dollar e a Shevchenco que é onde moro... outra parte boa é abaixo do canal (Boul Verendrie) mas mas pro final vindo do centro...
Eu gosto bastante daqui, pois tenho tudo à mão...
Mas aqui é bom pra quem tem família, vc tem filhos?

abraço

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More