28 de fevereiro de 2010

Viagem de Prospecção – Parte 2









Continuarei a contar sobre as minhas impressões do Canadá agora na cidade de Ottawa-Gatineau, porém só devo ressaltar uma coisa mais do post anterior: A história do barril nas cataratas é verdadeira. Explico-me, realmente houve pessoas que resolveram descer as cataras dentro de um barril, algumas sobreviveram outras não, porém a quantidade foi tanta que atualmente existe uma multa com risco de expulsão do imigrante que “tentar o suicídio” nas cataratas. Por isso nas lojas de souvenir, existem barris sendo vendidos.

Enfim, deixando de delongas, vamos começar:

Ottawa-Gatineau

Ottawa é a capital do Canadá e também a cidade que fica no limite da província de Ontário com a província de Québec, e esse foi o primeiro contato que tivemos com a rixa Ingleses e Franceses (depois ela foi ficando mais nítida). Até poderia dizer que é essa “herança” que divide a cidade, pois o rio (e a ponte) que divide as cidades é tão pequeno que se torna quase imperceptível quando você está atravessando, comparando as inúmeras pontes que atravessamos em Toronto e Niagara on the lake.
Ottawa, como capital, é uma cidade completamente governamental. Assim como nossa Brasília, Ottawa gira em torno da política. Isso acaba sugando um pouco da vida de Gatineau para Ottawa, fazendo com que mesmo com a rivalidade entre as duas províncias, a convivência seja necessária.
Como as províncias são territórios independentes com políticas próprias, existem coisas engraçadas, por exemplo: na província de Ontário é proibido comprar bebida alcoólica em qualquer lugar que não seja em lojas especializadas cadastradas no governo provincial, agora na província do Québec é permitida a venda em qualquer lugar. Logo as pessoas atravessam a ponte de poucos metros, compram bebida no mercadinho e voltam pra tomar em Ontário. Os ônibus de Gatineau entram em Ottawa, então você nota os ônibus escritos em francês andando pela cidade com cor e bandeira do Québec (além da placa característica, mas comento sobre isso no próximo post), e outros ônibus com a folha de bordo característica da bandeira do Canadá pintada nos lados, também cortando as duas cidades, e sabe da onde são e pra onde vão.
Outra coisa interessante é que as pessoas de Ottawa, anglófonos, não chamam a cidade do outro lado da ponte de Gatineau, pois é um nome francês. Eles chamam de Hull, pois era o nome da antiga cidade que foi “engolida” pela cidade de Gatineau na fusão. Então as placas espalhadas por Ottawa apontando pra Gatineau, estão escritas : Gatineau (Hull).
Uma coisa que só pôde ser percebida depois, mas vou falar agora é que nas outras cidades da Província do Québec, os restaurantes (e pedintes) quando iam cumprimentar os turistas falavam “Bonjour, Hi”, esperando para ver como você responderia. Se você responder “Hi”, eles continuam o atendimento em inglês, se falar “Bonjour”, eles continuam em francês, trocando de uma pra outra quando você precisar. Agora lá em Gatineau eles só falavam “Bonjour”, pois se você quisesse falar em inglês que fosse pro outro lado da ponte. rss Bem, a coisa não era assim tão drástica, pois eles são muito educados logicamente, então embora tentem ao máximo que você fale em francês, se você só falar em inglês, o inglês será usado.
A minha impressão das dias cidades não foi ruim, gostei das duas e achei como em todo o Canadá, as pessoas muito simpáticas ao conversar conosco, porém as cidades da província de Ontário são mais sérias. E não era por causa do frio, pois além disso não ter sido percebido na província do Québec (que é mais fria), os próprios Canadenses nos falaram que a província do Québec era mais “alegre”, porém eu não sei até que ponto essa proximidade das duas cidades afeta Gatineau nesse aspecto. Não consegui visitar a cidade inteira de Gatineau, e como Gatineau é a junção de 5 cidades, cada uma é diferente da outra em povo e arquitetura, porém isso não pode ser analisado por mim....infelizmente.

Bem, acho que é só isso, esse foi o final da província de Ontário e Início da província de Québec. Depois continuo com a nossa ida para Ville du Québec, há 400km de Gatineau X_X



Uma das pontes que separa as cidades. A maiorzinha delas.




Vista de Ottawa e seus prédios governamentais




Primeiro prédio em Gatineau após atravessar a ponte.


O museu da civilização de Ottawa. ENORME!



Parlamento

Chama com Gás Natural que abastece todo o Canadá, com os brasões de cada província com o ano em que  se uniram ao Canadá

2 comentários:

Oi Jhon, obrigada pelo lembrete, já excluí a frase repetida.
Sobre o post de Ottawa/Gatineau, não tinha ideia que o rio era tão estreito e nem de toda essa rivalidade por lá, achava que por conta da proximidade entre as províncias, ela era mais forte em outras cidades. Acho que a questão da seriedade tem a ver com a colonização francófona do Quebec. Sempre ouço dizer que são mais calorosos e menos sérios que os canadenses da parte inglesa. Bom para nós!

Abraço e boa semana...

hey jhon essa história do hull/gatineau já tinha ouvido falar e pensei que fosse conto...não é que é verdade? interessante!! continue postando mais fotinhas. bjokas.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More