3 de maio de 2011

Abertura de conta - OK!

Finalmente nossa conta no banco foi aberta!
Enquanto esperávamos pelo pedido dos exames, fomos tentar finalizar uma série de pendências. Dentre elas a abertura de contas, pois levar todo o dinheiro em travellers check nem entrou como possível escolha.

Quando o HSBC deixou de ser uma opção para nós, resolvemos partir para outras possibilidades. Esse post da Pati do blog Patitando foi de muita ajuda, com os diversos links e pontos positivos e negativos.
Como o Marcos estava no final do processo da especialização dele, recebi carta branca pra escolher o que eu mais me interessei.
Através dos sites do banco, eu gostei muito do pacote de serviços do Royal Bank para o imigrante, iniciei a tela de cadastro da nova conta e vi que lá já tinha a opção de iniciar uma conta conjunta (mesmo com os problemas da conta conjunta no falecimento de um dos membros) e parecia muito simples. (reparem no “parecia”). Fiz o pedido da conta e dentro de 24h recebi o email de um dos gerentes pedindo meu telefone para conversarmos. Passei meu telefone e ele me ligou. Conversamos um pouco e ele me passou o contato de uma outra gerente que cuidaria da minha conta após aberta. Passados mais alguns dias recebi email dessa gerente dizendo que para abrir a conta tudo seria muito simples, eu tinha que enviar uma cópia autenticada pela embaixada canadense dos nossos documentos, e a firma reconhecida da nossa assinatura, também na mesma embaixada. Não, vocês não leram errado, eu não quis dizer consulado canadense, quis dizer embaixada mesmo.
Buscando pelo site, a Embaixada Canadense no Brasil fica em Brasília. Então a coisa ficou bem simples, era só dar um pulinho em Brasília (moro em São Paulo) reconhecer e autenticar os documentos e enviar pra ela.
Já com receio da reação do Marcos quando expusesse esse plano pra ele, resolvi descartar o Royal Bank por enquanto. (provavelmente abrirei quando estiver no Canadá)

Nesse caso tinha sobrado Scotia Bank e o Desjardins. O Scotia Bank também tem um bom plano para imigrantes, mas é impossível abrir a conta daqui do Brasil. Nesse caso só me sobrou o Desjardins.
A tela de criação de conta é incrivelmente horrível e mal feita (ok, sou da área de TI, sorry) e não tem a opção para a conta conjunta. Porém o SAC deles (sim, entrei em contato, adooooro falar com atendimento ao cliente ¬¬’’’ ) me informou que era só colocar no campo observação que eu queria a compte conjoint.
Fiz todo o registro e após 24 horas recebi um email do gerente da conta pedindo cópia do nosso passaporte e csq. isso tudo no dia 29 de Março.

Hoje dia 03/05 recebi o email que minha conta tinha sido criada. Até tinha achado que eles tinham perdido minha papelada e eu ia ter que partir pra tentar levar dinheiro na bíblia ou na cueca.
No email eles mandam o código swift utilizado para as transferências.

Foi muito bom mesmo termos dado entrada na abertura da conta, pois quando o pedido de exame chegou a primeira coisa que meu pai perguntou era como ele conseguiria me enviar dinheiro. Se não tivesse dado entrada no banco o deixaria ainda mais preocupado. rs

Bem, vou tentar enviar alguns valores pra testar e depois posto o meu parecer, ok?

Até mais.

8 comentários:

Aeeee Jhon, mais um risco nas pendêcias a serem feitas! Obrigada pelo relato! Provavelmente também será o meio q enviarei o suado e poupado dimdim! Estarei esperando seu relato sobre como foi o envio de money "experimental"! aha
Beijos e vamos que vamos!
Darlene
ps. To tão feliz por vocês dois! uebaaa!!!

Oi Jhon,

Ótimo post. Vou avaliar as opções para abertura da nossa conta.

Abraços,
Ale & Cris - A Grande Família

Oi Jhon,

Falei com o Renan do RBC agorinha e perguntei a ele sobre a questão da certificação dos documentos. Ele me disse que pode ser certificado por qualquer consulado ou embaixada do G7. Talvez o consulado canadense em SP não faça essas certificações, somente a embaixada em Bsb, porém é possível que o consulado americano faça. Estou aguardando o e-mail dele com a documentação e vou ver a melhor forma de fazer isso. Uma dúvida, o banco que vocês abriram é um banco do Quebec? Você sabe se eles tem agências fora do Quebec também?

Abs,
Ale

Oi Jhon!
Parabéns pelos pedidos de vcs!!! Nós conseguimos um reagendamento para o passaporte. Agora, vamos esperar só mais um pouquinho.
Valeu pela experiência sobre os bancos relatada. Nós estamos ainda estudando os bancos e, ao que tudo indica, vai ter que ser mesmo no Desjardins (pelo menos no início). Vou acompanhar seus posts para saber a experiência com esse banco.
Um grande abraço!
Zuzu.

vou guardar essas dicas pra qdo chegar nossa vez de definir questões de transferência de grana... até agora só pensei na opção HSBC... pode contar q em breve volto pra te perguntar se valeu a pena o Desjardins!
abração!

Que bacana essa sugestão... não havia pensado nessa possibilidade... quantos detalhes...ahh eu vi que são de São Paulo... a gente sempre faz encontros com o pessoal do processo, que quiserem participar do próximo serão bem vindos. bjos

Olá,

Interessante este POST, e eu que pensava que a melhor opção era o HSBC. Fiquei curioso em saber por que o HSBC deixou de ser uma opção... já ouvi falarem mal deles, mas seria interssante ouvir a sua opinião.

Abraços,
Paulo Mello

Paulo,
Nossa desistência em abrir conta no HSBC deve-se ao fato de não termos o perfil desejado para o tipo de conta premier deles. Além disso, não conhecemos episódios negativos de brasileiros em relação ao banco.
Abs.

Marcos.

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More