2 de maio de 2011

E as cartas voltaram a chegar


Como muitos sabem e devem ter visto pela comunidade do Orkut,CBQ, Twitter e Facebook, os pedidos de exames chegaram nessa nova leva que o consulado está mandando. Na realidade acredito que eles desejem tirar da frente todos (nós) que estávamos impedindo o avanço dos novos pedidos que chegarão nessas entrevistas que o Consulado do Québec fará. Digo isso porque junto com os exames o consulado já pediu para pagarmos a taxa, enviar o passaporte e esperar o visto. Querem nos despachar logo!!!

Como ainda estamos na rotina antiga, não vamos pedir demissão ainda e nem fazer nenhuma loucura, não tinhamos tempo para sair correndo feito loucos e fazer a consulta médica à qualquer momento. Então através da lista de médicos que o consulado mandou escolhemos o mais próximo (que fica na Av. Angélica) e liguei marcando a consulta para esta semana no final do dia.
Temos que levar 3 fotos 3x4, o RG original e pagar R$280,00 pela consulta e mais R$110,00 pelo sedex. OUCH! Como os exames poderão ser feitos no nosso convêncio, o gasto não será maior.
Veremos as cenas dos próximos capítulos...

Outra coisa que tenho que comentar, é que há algum tempo a minha timeline e a do Marcos segue um caminho diferente, pois a dele consta também a equivalência de diploma. Nessa mesma semana que chegaram os pedidos de exames médicos, chegou também o aviso de que o MICC terminou a equivalência e enviou uma cópia para a OIIQ. O bom disso tudo é que o MICC validou o diploma do Marcos como equivalente à um diploma da universidade Canadense. Agora só falta a OIIQ falar quanto tempo de curso “preparatório” ele terá que fazer. Acredito que quando chegarmos lá já teremos muitas respostas.

Enfim, as cartas vão chegando e precisamos estar preparados para o período de despedida.

Espero que todas as pessoas do ano passado que esperam ansiosamente recebam o tão aguardado pedido!

Boa sorte pra todos!

12 comentários:

Tu vais enviar logo o passaporte e pagar a taxa mesmo antes dos exames? Isso é meio confuso.

Olá Anônimo.
É como se a parte do exame fosse uma mera formalidade. Para não demorar ainda mais o processo, a gente já envia tudo e eles ficam esperando o OK de Trinidad e Tobago para enviar o passaporte com o visto.

Parabéns! Ainda não chegamos nessa fase, mas logo - talvez um pouco mais - estaremos na felicidade que vocês estão hoje.

Parabéns Marcos e Jonh!
Fiquei muito feliz com todas as notícias boas que vcs receberam nesses últimos dias.

Espero que possam compartilhar conosco no próximo encontro!

Abs
Liliana

Aeeee Jhon!!! To tão feliz por vocês!!! Nossa nossa nossa!!! E qual o timeline para decolar agora?!?! Também estou na torcida para rebecer logo estes benditos pedidos de exame! Vixe Maria Nossa Senhora!!! Não vejo a hora! Aaah, quando for pedir demissão passa aqui pra contar pra gente como foi, ok?! Beijos!

Parabéns meninos! Pelo visto o consulado está realmente despachando um bando de pedidos de exames. A fila voltou a andar!!! :) Que felicidade!

Seguimos na torcida por vocês!

Abraços,
Ale & Cris - A Grande Família

fico feliz por vcs e pela fila estar andando. legal ver q vcs estão bem pé no chão se o desespero comum q a maioria fica nessa hora. continuem assim e espero ver vcs em QC em breve!!! grande abraço!

Aeeeeeeeeeeeeee!!!! \o/ Que boa notícia! Parabéns!
Já têm data de partida?

Abraço!

Que noticia ótima! Parabéns! Agora vai...
Hey, obrigada pela sugestão do visto, vou ver se consigo adiantar minha data de alguma forma.
Beijos

Olá Jhon,
Parabéns pelo andamento, espero que dê tudo certo.
Eu e meu marido estamos começando agora a juntar toda a documentação, em breve estaremos nessa fase dos exames (que o breve seja breve mesmo, rs). Vi a liliana dizer aí em cima que vocês participam de encontros em sp? Sou nova aqui nos blogs mas gostaria muito de encontrar outras pessoas nessa empreitada de imigração, a ansiedade é demais!

Olá queridos! Fiz o pedido de equivalencia para a OIIQ. Mandei todos os documentos. Pediram alguns docs adicionais e disseram que a etapa de reunir os docs estava completada. Agora eles me dão o OK para iniciar a equivalencia num Cegép, ou é o Micc que faz isso?
Vcs disseram que receberam uma carta, o que informam nela? Desculpe a intrusão com minhas perguntas....
Obrigada,
Milena

Olá, Milena.

São duas etapas paralelas. A OIIQ envia para o MICC os docs para validação do diploma. Uma vez aceita a validação o MICC envia uma carta para o candidato dizendo que seu curso é equivalente ao nível tal no Québec. O MICC envia o mesmo parecer para OIIQ, que deve dar a palavra final sobre a avaliação do candidato: qto tempo ele fará de equivalência em cursos no Cegep.
É isso. Qdo vc mandou seu processo para a OIIQ, Milena?
Abs.

Marcos

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More