18 de junho de 2011

Ligação do consulado


Desde que os exames chegaram em TT no dia 02/06, como consta na nossa timeline, estávamos na espera da ligação do consulado. Eu ainda estava mais apreensivo por ter tido aquele problema nos resultados dos exames. Minha dúvida era se a pessoa encarregada de receber os documentos entenderia que não existe realmente um problema e que foi erro do laboratório. Isso tudo me assustava porque, caso eles pedissem mais documentos, nosso processo poderia demorar mais.

Por esses problemas continuamos deixando nossa vida em stand by.

Tinha prometido pro Marcos que não ficaria ligando para minha melhor amiga Maura para saber do processo, pois existia inevitavelmente o tempo de processamento normal. Prometi não ligar, porém como ele não falou sobre email, lá fui eu enviar mensagem pro consulado querendo saber do processo, disfarçando isso em uma dúvida real: qual o procedimento para uma pessoa pegar o passaporte pela outra?
Não sei o porquê, mas sempre quando mando email para o consulado eles me respondem dentro  de 1 ou 2 dias no máximo. Na resposta desse último e-mail fui informado que para buscar o passaporte alheio teria que apresentar a cópia do RG do outro também (além do número do processo) e que nossos exames estavam no sistema esperando futuras análises.
Logicamente que essa resposta não me deixou mais calmo, porém resolvi esperar.

11 dias depois (terça) liguei para Maura (o Marcos já tinha me liberado para importuná-la) e perguntei como estava a vida e o meu processo (afinal nos tornamos amigos rs), e fui informado que já tinha sido enviado para a emissão do visto. Ufa! Mesmo não sendo 100% certeza o que a Maura diz, fiquei mais calmo. Ela ainda informou que no final desta semana ou no começo da próxima eles me ligariam. Fiquei no aguardo vendo que uma pessoa da comunidade do Orkut tinha visto no e-cas a mensagem “Decision made” com 15 dias de processo. Quando chegou na quinta feira (dia que completamos 15 dias) fiquei olhando o e-cas para ver se tinha alguma mudança. Nada de mudança, porém recebi a ligação do consulado me informando que nossos passaportes estão prontos para serem buscados. QUE ALÍVIO! Ao perguntar pra ela os procedimentos para buscar o passaporte do Marcos, ela me informou da necessidade de uma cópia do RG e também de uma carta de próprio punho explicando tudo. Ok, não custa nada fazer os dois, né? O chato é que ela disse que na sexta eles não entregam o passaporte, então só poderia ir na segunda.

Então, enfim processo terminado com 12 meses de federal, pois o dossiê chegou no consulado dia 16/06/2010 e o passaporte fica pronto dia 16/06/2011. Incrível...–not.

Já demos start no processo de finalização da vida Brasileira, nos próximos posts explico direito como está a correria.

Até mais pessoas!

5 comentários:

Que ótima notícia!!!Boa sorte!Parabéns!

Olá. Estou pensando em iniciar o processo pra imigrar pra Quebec, o seu processo está durando mais de um ano? teria como acelerar? vc ja sabe pra qual cidade vai?

vou acompanhar aqui as suas notícias...

John, morri de rir quando vc falou que o Marcos não deixou vc ligar para Maura!!!!!

Vamos comemorar os vistos!!!!
É só marcar que nós vamos!!!!

Vcs têm data para viajar?

Bjs
Liliana

Parabéns! Sabemos bastante como é esta emoção!
Nos embarcamos no dia 6 de setembro e vcs?
Abs
casanova canada

Parabéns meninos!
Ai, ai, ta chegando a hora...
Beijos

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More