28 de setembro de 2011

Iniciamos a francisação!

Olá pessoas,

Quando nós chegamos em Montreal, apesar de toda a confusão da moradia tínhamos em mente a importância da francisação (curso de francês gratuito do governo para imigrantes). Inscrevemos-nos na francisação tempo integral e enquanto esperávamos a convocação sem saber quando seríamos chamados para fazer o teste de nível, desejávamos fazer algum outro curso de francês para ajudar na integração.
Existem inúmeras escolas de francês que cobram uma fortuna, mas como dizem que tenho escorpião no bolso, fiquei em dúvida entre duas:
 Francisação tempo parcial (4 à 12 horas semanais) do governo que é gratuito
 comissão escolar (tempos variados) com um valor de mais ou menos 50$ por semestre.

Marcamos um rendez-vous em uma comissão escolar para fazer a inscrição, porém infelizmente foi no mesmo dia da nossa mudança, e por isso tivemos que cancelar a ida. Depois disso entramos na correria de diversas coisas de casa nova, NAS que sumiu/roubado ou não entregue e um monte de pequenos problemas e esquecemos completamente de atentar para o calendário de inscrição.
Quando ficamos sabendo, as inscrições já tinham passado e a comissão escolar já estava na segunda semana de aula. Após gritos, choro e ranger de dentes Sem problema, pegamos o calendário de inscrição e olhamos qual era aqui perto de casa.
Mesmo depois da data, ligamos para a secretária e conseguimos um horário para conversar com a coordenadora e conseguimos as vagas.
O que acontece é o seguinte: a maior quantidade dos imigrantes cai na sala de iniciantes e por isso eles ficaram com vaga nas turmas mais avançadas. Sorte nossa que foi exatamente na escola perto de casa, pois ligamos à outras para ver se isso acontecia com todas e não possuíam mais vagas.
Tivemos que ir outro dia para fazer o teste de nível e deu tudo certo,  dia 26 de setembro começamos as aulas.

O curso é bem interessante. É meio difícil enquadrar pessoas de tantas nacionalidades com sotaques diferentes em um mesmo nível, então tem gente que fala com certa dificuldade, mas também tem gente que fez mestrado na França, não tenho do que reclamar.

Mas não é só isso, nossa rotina anda bem corrida: O Marcos faz esse curso à tarde e um outro curso durante a noite. Eu faço um outro curso durante o dia e o de francês durante a noite. Quais cursos extras são esses que fazemos? Falo mais no próximo post.

Até mais pessoas.


4 comentários:

Oi meninos!
Boa sorte nos cursos de vcs. Espero que de para dar aquele up no francês e sair de lá tinindo... e lógico aproveitar para conhecer mais pessoas e ir se integrando ainda mais na sociedade quebeca!

Abs,
Camila

Oi Jhon e Marcos,

que bom que já começaram o francês. Pra mim é o mais importante de tudo. Também comecei a francisação tempo parcial em uma organização de apoio aos "nouveaux arrivants" chamada "Petites-Mains". Gosto bastante da dinâmica das aulas e a professora é super animada.

Vcs estão morando em qual lugar. Acha que poderíamos marcar um encontro para o fim-de-semana? Fico aguardando o retorno.

Bonne chance!

Olá, meninos! Uma das minhas maiores procupações claro q é o nível de francês e tbm não vou ficar contando migalhas se não rolar a francisation subvencionada pelo QC. vou pagar essa mixaria de $50/semestre pq já é mto bom estar imerso nessa rotina de francês/inglês q é MTL. fico aqui acompanhando os próximas capítulos da sua saga!
Abraços!

Olá Meninos,

E a equivalência do diploma de enfermagem, é muito complicado para dar início ao processo ?

Um abraço Luciana

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More