3 de março de 2010

Viagem de Prospecção – Parte 3


Esse agora é o penúltimo post sobre a minha viagem ao Canadá. Após o primeiro contato com a província de Québec com Gatineau, partimos mais para dentro, mais precisamente para a Ville du Québec (ou Québec City, como os anglófonos chamam).



Ville du Québec

Ville du Québec foi a primeira cidade do Canadá, portão de entrada dos antigos navegadores. Como a cidade mantém sua estrutura  arquitetônica original, notamos a importância do porto e os métodos de proteção da cidade no caso de uma invasão. Existe uma muralha dividindo a cidade nova e velha, todavia não foi capaz de impedir a invasão dos ingleses. Sim, Ville du Québec foi a primeira cidade atacada, e por isso a primeira cidade que sofreu a repressão da língua e cultura francófona.
Por causa desse período que perdura a rivalidade entre ingleses e franceses no Canadá, não que isso seja motivo de guerras, chacinas ou ataques nos dias de hoje, mas os habitantes mantém viva essa lembrança. Anteriormente as placas dos carros de Québec possuíam na sua parte inferior o lema : "La Belle Province", porém atualmente o lema foi mudado para a frase "Je me souviens" gravado não só nas placas dos carros como abaixo do brasão Québecois. Essa frase significa "Eu me lembro", e uma das muitas explicações faz referência aos sofrimentos dos moradores durante a invasão inglesa.
Apesar disso tudo, lá pudemos entrar em contato direto com o bilingüismo da população. Todos os vendedores são bilíngües, os 2 pedintes que encontramos eram bilíngües e nos desejavam boa noite e se desculpavam por terem atrapalhado o passeio (muito educados) e pudemos ouvir pessoas que mudavam do inglês pro francês e depois voltavam pro inglês , sem nenhum motivo aparente, na maior facilidade enquanto conversavam. Manter uma conversa lógica e racional dessa forma é meio difícil para nós, reles mortais rss.
A cidade parece uma cidade de boneca, feita com esmero nos mínimos detalhes e com a neve enfeitando as casas e árvores me senti em um daqueles contos de natal de Charles Dickens.
Algo que não falei até agora, mas preciso salientar: os banheiros públicos  (menos Montréal) são muito limpos e organizados (não estou falando banheiro químico) e em Ville du Québec eles ficam tocando música clássica. É ou não é 1º mundo ? rssss

Um dos dias fomos fazer um passeio pelo porto, e fomos em direção contrária à que deveríamos seguir e nos perdemos. Fomos contornando a encosta e nos distanciando da cidade, quando enfim encontramos uma escada com ligação à parte superior. O único problema é que, como Ville du Québec é uma cidade preparada para impedir invasões, ela foi construída em cima de uma montanha muito grande e íngreme. Não sei quantos degraus eram, mas eram muuuuuitos.

Enfim, achei Ville du Québec linda, arquitetônica, porém turística, onde cada rua, cada parede, cada mural transpiram história, fazendo com que você vivencie um tempo que não mais existe e mostrando que dá pra avanço tecnológico e história conviverem bem. 



Saindo de lá, fomos conhecer o Hotel de Gelo. Lá eu aproveitei para comprar o Siroup d ' Érable enrolado na neve...parece estranho, mas é muito bom e típico.
O hotel de gêlo é uma atração do inverno, pois ele desmonta no verão e eles reconstroem no próximo inverno, onde pessoas realmente pagam para passar uma temporada por lá. Os preços são de um hotel 5 estrelas, porém você não pode ligar o aquecer ou uma vela para esquentar....
Cada quarto tem uma temática diferente, e são tantos e tão bonitos que não daria pra colocar todas as fotos aqui, cada detalhe desde a parede até a penteadeira são moldados no gelo seguindo a temática proposta no quarto.
O hotel conta com capela no fundo, também de gelo e mesmo tendo peles nos bancos para que sentemos sem nos molhar ou congelar, é impossível ficar muito tempo ali.


A neve tinha caído durante a noite


Estava beeeeeeeem alta


Já estava pronto para bombardear os inimigos


A linda vista dessa praça....


O castelo no fundo, parte da velha Québec e a muralha


Um painél (sim, um painél) com todas as pessoas importantes da história do Québec


Sim, estávamos em FEVEREIRO... mas pelo visto o Natal de Québec dura um pouco mais......


Subimos tooooda essa escada!


O hotel de gelo


Tudo tão bem feito


Tem gente que paga caro pra dormir aqui


Os quartos tem decorações diversas e impressionantes


Quarto Eclipse...dormiria muito bem aqui...


Um iglu!




3 comentários:

Nossa, que cidade linda... Muito legal a sua série de posts. Taí uma coisa que gostaria muito de ter feito mas não fizemos, só vamos poder conhecer essas cidades quando já estivermos morando por lá.
Fiz um link lá no blog para o post de prospecção para Gatineau em uma seção que tenho.

ps: posso dar uma sugestão? você acha que é possível habilitar a opção nome/url nos comentários? Nem sempre estou logada no perfil do google e acho mais democrático...

Abraço!
Pati

hey jhon adorei o post! a cidade é linda mesmo. coloque mais fotinhos pra gente ver. bjoka

Oi Jhon,
adorei seu comentário sobre a "zona de conforto". Obrigada pela passada lá no blog.
Suas fotos estão lindas! Fiquei com inveja rs

Abç
Fernanda

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More