19 de outubro de 2011

Entendo transações bancárias...

Olá pessoas,

Quando pensamos no Canadá Como país desenvolvido com regras e leis mais justas e pertencente ao G8, deixamos de pensar q no Brasil podem existir ( e existem logicamente) coisas mais desenvolvidas que aqui.
Ia falar sobre isso em mais um post sobre as curiosidades do Canadá, mas resolvi criar um post separado para algo muito importante: o sistema bancário.
Temos conta em 2 bancos, não por termos muito dinheiro, mas para aproveitarmos de diversos benefícios, então temos até hoje essas experiências, além de uma das nossas gerentes ser brasileira e conhecer bem os dois sistemas e suas diferenças.

É muito bom ter taxas de juros mais justas, não ter porta giratória, mil seguranças e inúmeras comprovações de identidade. Mas apesar disso, tecnologicamente o sistema é atrasado.

Se você pagar algo com cheque ou receber um cheque como pagamento, tenha em mente q o cheque demorará mais de uma semana para ser descontado. Caso seja de outra província passa de 10 dias.
Se precisar fazer doc para outra conta, pode ser q vc tenha q ir até sua agência, sem possibilidade da internet, e some mais uns dias para isso.
Nossa gerente fala q qdo chegou aqui contava q no Brasil o cliente imprimia suas folhas de cheque no caixa eletrônico e as pessoas ficavam assustadíssimas com isso. Pedir folhas de cheque é algo demorado e caro.


Entendo que a necessidade faz o criador e seria completamente impossível para o Brasil exigir q todos fossem até a agência para efetuar essas transações. As filas seriam muito maiores do q já são contando o tamanho da população brasileira.

E agora algumas coisas q eu acho serem diferentes:

  • Ao utilizar o cartão de débito existem inúmeras perguntas q à máquina lhe faz além da senha
1.     Primeiramente você tem que escolher qual tipo de conta deseja usar para o pagamento: Conta principal ou Poupança
2.     Após confirmar o valor da compra, algumas máquinas lhe perguntam se você deseja acrescentar algum valor ao valor da compra. Ou seja, você paga o valor da compra e o restante o atendente lhe devolve como se fosse um troco. Muito utilizado caso você tenha uma conta com limite de saques, esse tipo de transação entra como "compra", então você não ultrapassa seu limite.
3.     E em muitos lugares à máquina ainda pergunta o valor da caixinha q vc dará pro atendente ( lembrando q aqui o normal é 15%). Você acrescenta o valor que deseja e clica em OK.
  • A maioria das contas não possui código de barras, e caso você queira pagar pela internet a transação é um pouco diferente. A maioria das contas possui um "código de conta" associado ao seu cadastro de cliente, você entra no internet banking do seu banco e cadastra a empresa na sua conta utilizando esse código que será o mesmo para as próximas transações que você fará. Após isso você coloca o valor que será direcionado. Ou seja, não é bem um pagamento de conta, mas como se fosse uma transferência de valor para a sua conta dentro da prestadora de serviços. CUIDADO, pode ser que esse tipo de transação demore até 5 dias para que seja identificada na empresa, e diferente do Brasil ,mesmo você tendo pago no dia do vencimento esses 5 dias podem vir de juros na próxima. Então sempre preveja essa demora no pagamento.

Provavelmente existem mais coisas, porém vou colocando com o tempo.

E tudo vai seguindo conforme previsto...



até

12 comentários:

Ai, gente... Esse post me deu um desânimo... Eu já acho os bancos do Brasil um saco, imagine o quanto vou sofrer com esses daí, que parecem saídos da Idade da Pedra! =P Hehuehueh...
Beijos,
Lídia.

Há um porém: O que lhe parece evolução na verdade atraso.
Você sabe o porquê no Brasil os cheques são descontados rapidamente? Provavelmente não. No Brasil, graças a um enorme mão de obra barata, serviços de desconto de cheque, empregada domestica, porteiros,caixa de banco, entre outros serviços podem ser facilmente confundidos com avanços. Na verdade quem está por trás dessa massa de trabalhadores são empresas terceirazada que assumem o papel dos banco. Ah, mas no Canadá tem empresas terceirizadas. Na verdade não tem, pois a política de salários não permite. Enquanto que no Brasil além de se permitir sálarios abaixo do mínimo, existem uma série de subsidios que favorecem as terceirizadas que, quase sempre, são denominadas legalmente de micro e pequena empresa ou Ltda. Os bancos são o quê? S/A, portanto têm que pagar salários de mercado e outros tantas taxas.
Veja, a massa de trabalhadores da qual me referi tem salários médios de R$ 800,00 por mês trabalhando 40 horas semanais. O que conrresponde a pouco mais de US$ 450 por mês. Quem no Canadá está sujeito a trabalho por este salário? E quem no Canadá está disposto a falar " para mim estar fazendo"? A diferença está na qualificação do trabalhador, no seu quantum, e sobretudo, nas políticas de salários.
Fabio de Freitas

Meu erros de português têm uma causa nobre: Meu PC desliga quando quer e eu geralmente pergo tudo. Mas acho que você entende!

Abraço
Fabio de FReitas

Olá Lídia,

Não fica assim, a idéia é exatamente outra. É fácil se adequar à realidade daqui, é uma mudança de visão e planejamento. Você vai gostar tb, acredite. É uma mudança de paradigmas, só isso.

Volte mais vezes!

------

Olá Brasilpolska,

Concordo com o q vc disse que está bem resumido na minha frase do post "Entendo que a necessidade faz o criador" e no Brasil criamos necessidades diversas por sabermos que existirão supridores.
Só discordo de você em um ponto: Isso não deixa de ser avanço (desenvolvimento) tecnológico, mesmo que os pesos do que é realmente importante estejam nos lugares errados... infelizmente...

Escreva mais!

Jhon

Entendo que há diversos outros motivos para o sistema bancário brasileiro ser "mais eficiente":

Core business: O negócio dos bancos brasileiros é receber juros de títulos do governo em cima do dinheiro dos clientes. Portanto, é interessante que o dinheiro dos clientes fique no banco, e não "voando por ai". Lembre-se que esta "eficiência" de boletos e DOC foi criada na época da hiperinflação, quando cada dia de demora gerava prejuízo. No Canadá, a taxa de juros real é bem mais baixa.

Escala: Googlando, encontrei estes números de MILHÕES de clientes por banco: Banco do Brasil (36), Bradesco (23), Itau/Unibanco (22), CEF (19). Portanto, vale a pena gastar milhões de reais para fazer um sistema que retorne dezenas ou centenas de milhões de reais. Por isso, o nível de automação bancária no Brasil é tão alto. Cada serviço implementado na Internet ou caixa eletrônico de um banco grande economiza, no total do banco, dezenas ou centenas de funcionários nas agências. Nossos sistemas de "código de barras" existem pois o processamento individual fica bem mais barato.

Febraban: Quem manda lá são os cinco ou seis grandes bancos que temos. Quando querem implementar algo, ela tem força para chamar o Banco Central para regulamentar. Uma prova disso é o DDA, que foi projetado errado (e ninguém usa) mas regulamentado pelo Banco Central.

T`ai! Os Johns responderam tudo e até corrigiram evetuais erros! ACeito John su ponderação, uma vez que desconheço o Sistema Bancário Canadense. O bate papo foi além do que eu esperava e, foi para melhor. Eu apenas comentei parte do seguimento bacário ( no caso o desconto de cheque e alguns outros serviços); mas os propositos de dilataram e ficou melhor !
Parabéns
Abraço,
Fabio

Danou-se então pq tudo que faço... faço apenas pela internet... pagamentos de contas, transferencias, só emito cheque em ultimo caso, uso apenas cartão de débito... não gosto de usar o cartao de crédito pq não tenho disciplina pra usar! Só faço deposito em caixa eletronico e quando preciso falar com alguem do banco ligo pro meu gerente e ele resolve sem eu ir la!
Ai vai ser osso!

José Márcio
http://goianiaincanada.blogspot.com/

Gerente brasileira?!
Sou bancário aqui no Brasil - Banco do BrasIl -, e eu e minha família iniciamos o processo de imigração.
Tenho muito interesse em trabalhar também no setor bancário canadense, para tanto gostaria de saber mais sobre o mercado de trabalho nessa área.
E esse contato, se fosse possível, de sua gerente, poderia me ajudar pra caramba.
Vc não poderia perguntar a ela se seria possível fornecer o email pra quebrar esse galho?
Meu email: pablorodrigues@gmail.com
Muito obrigado.

Ola,

Morando em Montreal a gente se depara com muitas situacoes q, no meu ponto de vista, parecem do tempo da onça... Rsrsrs
Fiquei muito feliz tb em saber q vc tem uma gerente brasileira!!! Apesar de ter conta aqui, eu gostaria de saber o seu tel/ nome pra eu contata-la. Gostaria de abrir uma outra contra, se possivel, para fechar a atual.
O meu e-mail eh alexsmsramalho@gmail.com
Vc poderia me passar os detalhes?
Obrigado Alex Ramalho

A mensagem acima foi só um teste para saber se quando posto, vcs precisam moderar ou não. Tem como vcs me passarem o contato de e-mail pelo meu blog, lá as mensagens são moderadas e não vou publicar. Estive sumido, por que comecei a trabalhar, mas agora está mais tranquilo e vou poder apresentar a tal Île-des-Soeurs, rs!

Bom, fico aguardando retorno.

Abraços.

Mathieu (sonhoquebecois.blogpot.com

Quem tem conta HSBC Premier o dinheiro de cheque fica disponível na hora, não precisa esperar os 5 dias.

Faço tudo pela internet nos dois bancos - HSBC e CIBC. O sistema é diferente sim, mas tem atendido todas as minhas necessidades. O ser humano se adapta...

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More