27 de outubro de 2011

E estou trabalhando!

Como eu tinha dito no post sobre o club de busca de emprego eu só enviei 1 currículo, mas esse currículo deu resultado, estou trabalhando desde segunda-feira!!! Bem, deixe-me explicar direito: Sabendo que aqui cada um fala que o CV deve ser construído de uma determinada forma, eu fiquei muito em dúvida se o formato que utilizei era o errado para o mercado de trabalho canadense. Por esse motivo resolvi envia-lo para uma agência de recolocação profissional chamada Abacus que me foi indicada pela agente do MICC. Queria que alguém da agência me desse um feedback positivo ou negativo.
 No mesmo dia um conselheiro da agência me ligou, fiz uma entrevista pelo telefone em inglês e francês e fui convidado a ir conhecê-lo pessoalmente.

Chegando à agência conversamos novamente e passei por outra entrevista. No final conversamos mais descontraídamente e eu pude fazer algumas perguntas sobre como era essa agência de recolocação profissional. Existem algumas que contratualmente prendem o empregado na agência por um tempo determinado ou indeterminado sendo ela que faz o seu pagamento (e normalmente não tem benefícios). Ou seja, você não é empregado da empresa mas sim da agência (terceirizado). Felizmente não era o caso dessa. Recebi um feedback positivo do meu comportamento na entrevista e das minhas capacidades na língua (mesmo eu achando q não sabia nada). Chegando em casa ele me mandou um teste técnico para responder. Achei beeeem difícil, mas respondi tudo e me saí muito bem.(o que me surpreendeu, pois além da dificuldade do teste, nesse dia ainda não tínhamos colocado internet então respondi o teste no meio de uma praça de alimentação de shopping lotado).

Depois de alguns dias ele me ligou para falar que uma empresa estava interessada no meu currículo e perguntou se eu estava interessado. Disse que sim e lá fui eu fazer minha primeira entrevista.
 A entrevista foi com 2 pessoas: 1 falando inglês e a outra francês (sendo que uma delas era a diretora de TI da sede em Montréal). Falei sobre minhas experiências e depois fiz um teste técnico oral (nunca tinha feito isso na vida). Voltei na mesma empresa outro dia para fazer um teste prático e depois fiz uma entrevista por videoconferência com o diretor de TI da filial em Toronto (também em inglês e francês).
Enquanto fazia todas essas entrevistas eu continuei fazendo o curso de busca de emprego e pegando dicas muito interessantes sobre como passar por entrevistas.
A empresa me ligou de novo para falar que um outro diretor queria me conhecer. Fui até lá para encontrá-lo. No começo da entrevista ele me fala : “Você provou tecnicamente ser muito capaz e passou por tudo. Essa entrevista é só para saber se eu gosto de você, da sua personalidade e se te quero aqui dentro”. Eu pensei na hora: “Ferrou!”.
Conversamos sobre mim, sobre meu currículo (sem entrar em partes técnicas), e falei falei falei. Ele queria me ouvir falar...

Depois disso fiquei muito preocupado. Pois tinha chegado em um ponto que eu não tinha mais o que esperar, pois a entrevista tinha sido “senta aí e vamos ver se nossos ‘santos batem’ “.
No final eles cobraram minhas referências no Brasil , ligaram e mandaram email para o pessoal lá fazendo perguntas sobre mim. (agradeço MUITO a todos da última empresa que trabalhei no Brasil. Vocês foram imprescindíveis! Como sempre carinhosos comigo...).

Depois disso tudo eles fizeram a proposta de emprego, para o início dali há 2 semanas! Além de tudo ainda tive 2 semanas de “férias” rsrsrsrsr . A proposta foi muito boa e os benefícios da empresa muito bons.

Aí nesta segunda-feira eu comecei. Ainda é cedo para eu poder contar alguma coisa sobre a interação com os outros e como estou na empresa, mas estou gostando muuuuito da experiência! E a experiência de falar diariamente duas línguas diferentes no trabalho e ainda fazer um curso de francês de noite é incrivelmente desgastante, mas muito boa!

Bem, depois falo mais sobre isso.

até

ps: Esqueci de falar que eu me inscrevi no programa PRIIME o que me ajudou na hora de discutir salário. O Eric do Eu no Québec fez um post sobre o assunto, então não vou repetir aqui.

14 comentários:

Que ótimo!!!!Estou hiper feliz por vc! Torcendo para que sua adaptação no trabalho seja excelente! Parabéns!!!
Abraços!

Eeeee!!

Feliz por vc!!

Precisamos marcar alguma coisa, hein!?

Bjitos,
Ju

Uhu! Parabéns! =D

Deve ser um alívio muito grande conseguir um trabalho na área pela primeira vez! (Aí em terras geladas)

Abraços,
Lídia.

Parabéns!!
Ficamos muito felizes por você!! Ainda mais por ter conseguido logo de cara!
Felicidades e que tudo continue dando certo!

Abç
Fernanda e Leonardo

Que maravilha!
Parabéns!!!
Que esse seja só o começo de uma carreira de sucesso no Canadá!

Abs,
Camila

Parabéns!

Arranjar um emprego na área já é um desafio, sendo o primeiro emprego é mais difícil ainda e, ainda por cima, conseguir "entrar bem", nem se fala!

Mesmo fazendo um curso que não era o que você esperava, serviu para afiar o francês e ir bem na entrevista!

Analisando, você vê que não foi sorte, foi muito trabalho!

Abraços,

Johnny

Ai garoto! Isto é que é potencial!
Forte abraço e sucesso !
Fabio

Parabéns! Nós aqui no Brasil estamos tendo a oportunidade da Missão de TI, e acredito que estamos passando por algumas entrevistas "semelhantes".

Concordo com quem falou que é muito trabalho e preparação!!

Abraços,
Eduardo

Parabéns!!! Colhendo os frutos de todo esforço e planejamento!!!
Tudo de bom,
Neila

Aeeee garoto, que maraviiiiilha!!
Parabéns e sucesso!!

abraços
Erika

Parabéns!!
Vou aguardar os posts sobre a intereção no trabalho!!
Abraço
Cleuber

Parabéns!

Acredito que o mercado ai está bem aquecido não?

Bjs

Parabéns!
Estou muito feliz por voce. Que bom que está dando tudo muito certo por aí.
Beijos

Parabéns pela conquista. Sensacional!
Pode nos falar o nome da empresa e em que área você vai trabalhar?
Também sou de TI e vou chegar em Montreal no ano que vem.
Abraços,
Mauricio

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More