17 de março de 2010

Clarificando conceitos...





Quando estou falando sobre algum assunto, é uma mania minha focar no assunto e na sua conclusão e deixar passar batido possíveis curiosidades que surjam ao largo do assunto principal. Muitas vezes é por esquecimento mesmo, e outras vezes são por achar que os assuntos paralelos são de conhecimento público.
Esses dias estava lendo blogs e comunidades com assuntos relacionados à entrevista agora que as pessoas já possuem data para ficarem especulando, e me surpreendeu muito as discussões sobre as pastas. Li algumas coisas que me fizeram ficar em dúvida se as pessoas entendem, sobre a importância delas, e percebi que eu mesmo tinha deixado de explicar devidamente nos posts passados. Acredito que o próprio nome que está sendo usado agora, ao resumir o "Projeto de Imigração" para "Pastas", faz com que as pessoas ignorem sua importância.
Só pra vocês terem idéia, além da frase clássica : "Não precisa das pastas [sic] pois o entrevistador nem olha", eu vi um rapaz que se oferecia, por um valor X, fazer a "pasta" pra você da forma que "o entrevistador gosta e quer ver" e não pára por aí, tem um mais preocupante ainda, porém não vou colocar aqui por achar tão amoral que me dá vergonha de ver que tentam colocar o "jeitinho brasileiro" em tudo.

Querendo pensar que talvez essa confusão seja causada pela falta de entendimento das pessoas quanto ao sentido do projeto, resolvi explicar um pouquinho e fazer minha parte mesmo não sendo um expert no assunto. 
Quando queremos fazer um processo tão audacioso como imigrar, normalmente as pesquisas e indagações começam muito tempo antes da abertura do dossiê no consulado. Alguns meses e outros anos e nesse tempo você pesquisa sobre o mercado de trabalho referente à sua profissão, cidades que há mais demanda da sua profissão, bairros que possuem atrativos mais próximos aos seus gostos e estilo de vida. Além disso, você também terá uma planilha de gastos e esses gastos têm que ser reais, pois não adianta falar que vai gastar 100$/mês no mercado se quando nas simulações de compra dá muito mais.
Após isso você elenca no seu projeto informações pós chegado no Canadá, onde e quais documentos necessários pra tirar NAS, onde e quais documentos necessários pra Assurance maladie e etc. Se você tem profissão regida por ordem ou qualquer outra informação importante, deve também organizar todas as informações necessárias.

 Essas informações organizadas de forma clara compõem seu "Projeto de Imigração" e é o que deve ser mostrada no dia da entrevista SE O ENTREVISTADOR QUISER. Mas convenhamos que, mesmo se ele não tiver interesse ou tempo de olhar, essas informações são tão úteis e necessárias pra você que não terá problema. Não foi um tempo perdido, entendem?

Durante todo o processo, inclusive no Federal, você continuará buscando informações sobre tudo, logo, não precisa ter o projeto fechado no dia da entrevista, por isso que se no meio do Processo federal você resolver mudar a cidade que havia colocado no envio do Dossiê não tem problema, é compreensível que por motivos diversos suas escolhas mudem.


Ou seja, como o projeto é seu e não do Entrevistador(a) ou do consulado, imagine as informações que serão necessárias pra você e sua integração, por causa disso não tem como fazer um guia passo-a-passo. As pessoas fazem uma demonstração de como distribuir as informações, mas quais informações colocar será seu trabalho....



Bem, espero ter explicado um pouco como eu acredito que isso tudo funciona. Deixe-me ir que tenho que mexer no meu projeto ainda...

2 comentários:

Olá Jhon, também acho que é por aí mesmo. Continuamos pesquisando e nos informando até a data do embarque!
Só tenha o cuidado de organizar suas informações de uma forma que você saiba como apresentar. Por exemplo, já deixar os documentos na ordem, separar tudo por temas e tal.

Tenho certeza que com tanto planejamento, sua entrevista será um sucesso.

Abraço!

Oi Jhon!!

Realmente os ipods e iphones são protetores da subjetividade!!

E que legal que vc conseguiu baixar a série Aveux!! Eu procurei pelos torrents (no isohunt), e acabei nem baixando... na maioria dos episódios os torrentes não tinham mais seeds :(

E uma coisa que eu tentei concluir dessa fase da entrevista (não só da minha, mas de tudo o que eu li sobre o assunto) é que, se vc tem um projeto sério de imigração e consegue passar verbalmente ao entrevistador todas as informações necessárias para que ele se convença de que vc está preparado para imigrar, dificilmente vc vai precisar mostrar muito da pasta, o que não diminui a importancia dela... para mim a pasta é a materialização de um trabalho enorme de pesquisa (no meu caso mais de 1 ano)... pesquisa esta que tem que estar, acima de tudo, na cabeça...

Estou na torcida!! Tenho certeza que vc fará uma ótima entrevista e espero que o M. Leblanc seja o seu entrevistador!! rsrsrs ele é um fofo!!!

Bjs

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More