8 de março de 2010

Novidades e Viagem Prospectiva - Parte final

Antes de falar sobre a última cidade, porém não menos importante, Montréal, tenho que falar uma coisa também importante: FOMOS CONVOCADOS PARA A ENTREVISTA!!!!!!!!! Recebemos primeiro o email pedindo que a gente confirmasse se poderíamos ir aos dias propostos (o Marcos dia 26 e eu dia 28), após a confirmação eles nos enviam a carta. Junto com o email eles falam da lista de documentos que temos que levar, pedem encarecidamente que não levemos crianças e para nos prepararmos com o francês. Agora já temos data pra sofrer à vontade.




Ok, agora voltando aos relatos.

Chegamos à Montreal, e já pudemos notar que ela se trata de uma cidade realmente grande. Cada bairro tem suas características particulares, e foi muito bom o city tour que fizemos. Visitamos a Igreja de Notre-Dame, o oratório de Saint Joseph (e nesse mesmo dia o Papa assinou a santificação desse frei) e a Vila Olímpica.

Olha, a primeira impressão que tivemos em Montreal foi: é uma cidade de imigrantes. Sim, existem MUITOS imigrantes por lá, cada grupo falando sua própria língua, além do inglês e francês. Ou seja, tinham grupos de chineses falando chinês, e de repente falavam inglês, depois francês e etc. Então vimos alemães, muçulmanos, africanos, orientais e etc Parecia uma enorme torre de Babel.

Só um aviso que eu já vi em outros blogs, mas vou colocar aqui também: embora Montréal possua todo esse multiculturalismo, com todas as línguas e povos convivendo em uma mesma cidade de maneira harmoniosa, se você não sabe francês não rola não, sabe? Além de tudo estar escrito em francês, os avisos em metrô e outros lugares são em francês e etc. Então, embora eles sejam bilíngües, não podemos esquecer que a primeira língua é Francês, e lá, não sei por que, isso ficou bem claro.


Em Montréal encontra-se também a maior cidade subterrânea do Canadá, 30km, e por isso tivemos que conhecer, mas é realmente enorme, não dá pra conhecer tudo de uma vez como tentamos fazer.

O Canadá é muito seguro, e pudemos constatar isso em todos os lugares que passamos, ainda mais porque nas outras cidades quando andávamos de noite, éramos só nós caminhando em ruas escuras e sombrias sem nenhum medo. Montréal também é muito seguro, mas não conseguimos verificar isso, pois não tinham momentos solitários na rua. A efervescência cultural é clara por lá, o que é muito interessante já que estava bem frio. rss



No primeiro dia, fomos em um restaurante e na saída, já bem tarde, fomos atravessar o Place-des-Arts passando ao lado de uma esfera-cinema da L’oreal. Não tinha sessão aquela hora, mas atrás da esfera estava montado um palco gigante, com um show chamado “Los Ombres” fazendo parte de um festival chamado “Le festival em Lumière”. Mesclando som, vídeos e atores usando a técnica utilizada na abertura da Olimpiada de Inverno. Muito lindo e cheio, embora estivesse frio e nevando.

Andando pela rua Saint-Caterine me senti em São Paulo, andando nas ruas movimentadas do centro, onde milhares de pessoas andavam pra cima e pra baixo. Pra quem não sabe, essa rua corta o centro e é chamada de “avenida das compras”, pois muitos restaurantes, bares e baladas estão enfileirados por lá. Enquanto andávamos, tinha um cara, estilo underground, que parecia que estava imitando o Eminem que andava de um lado pro outro falando sozinho. Como eu SEMPRE atraio loucos, dito e feito, ele veio papear comigo. Ele falava inglês rápido e cheio de gírias. Aqui em São Paulo eu estaria completamente apavorado tentando fazer sinal pra polícia rss Porém ele começou a me contar que tinha sido demitido do emprego e estava muito revoltado com isso. Algumas palavras que ele dizia eu não compreendia e percebendo minha cara de perdido ele falava “Está entendendo?” e eu falava “não” aí ele mudava a frase usando palavras mais conhecidas. Após nosso [i]papo[/i], ele foi embora me falando Boa noite e boa sorte na vida. Pode até parecer papo de turista,mas eu achei esse o louco mais simpático que já me abordou na rua rsss


Para passear pela cidade compramos o tal passe “pour la journée” , que é um cartão usado tanto no metrô quanto no ônibus que você carrega 7$CAD e usa ilimitadamente por 1 dia. Sim, ônibus e metrô ilimitado um dia inteiro. Muito bom para nós turistas não gastarmos muito.


Voltando para o Brasil, no avião conheci um canadense que queria saber se no Brasil tínhamos esse cartão, e se tínhamos também o cartão que por 3$CAD temos direito de fazer ligação internacional e falar 60min. Ele ficou muito chateado quando soube que não temos esse tipo de praticidade...

Bem, gostei muito de Montréal, embora esteja claro pra mim que como é uma cidade grande com tamanha diversidade, existem os benefícios e os malefícios. Existe a sujeira de uma cidade grande, e a quantidade de pessoas também, porém não se enganem, NADA é comparado à São Paulo e sua confusão. Por exemplo, lá peguei dias com o metrô extremamente cheio com plataformas lotadas, porém as pessoas ESPERAM as que estão dentro do metrô saírem para poderem entrar, sem empurra-empurra ou afobação.

Catedral de Notre-Dame



Oratório de Saint-Joseph


Vista do Mont Royal


Encontramos um show do nada no meio de uma Praça


Estádio Olímpíco (nem preciso falar que estava nevando esse dia)


Entrada (e ainda estava nevando) e lá dentro...


...várias quadras e piscinas lá dentro. Nem parecia que estava aquele tempo lá fora.



Bioesfera


Cassino. Dica: um dos melhores restaurantes e mais baratos que comi foi aí detro.
Sem pagar nada pra entrar e muito aconchegante.


Olha o estado do meu pé e da minha calça após andar na neve rss
Sorte que era tudo impermeável



Parque Angrignon e o lago congelado ao fundo.

3 comentários:

Oi Jhon! Parabéns pela convocação!! Agora só não entendi a data... Em que mês vai ser? Sucesso para vocês!

hey jhon, q rápido - congrats! agora afia o francês aí!! p.s. eu também atraio loucos!!=0)

Oi Jhon, obrigada pela dica... Eu já conhecia sim, tinha colocado um link lá no blog quando o programa saiu. Mas valeu! Se souber de qualquer outra coisa me avise!

bj

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More