26 de março de 2010

Cursos especiais...




Para termos mais segurança para a entrevista resolvemos fazer algumas aulas particulares. Como queríamos experiências com sistemas de ensino diferentes, procuramos fora das unidades da Aliança Francesa valores das aulas particulares ou intensivos.
Na École Saint-Paul encontramos um curso que é voltado para quem já passou das 150h e deseja adquirir mais segurança pra entrevista com simulados, informações importantes e maneiras de explicar da forma mais clara possível seu projeto de pesquisa.

Devo ser sincero com vocês e falar que quando conheci as "instalações" da escola, fiquei um pouco apreensivo. A escola fica em um prédio comercial onde as salas são separadas por divisórias, que me deixaram a impressão de um ambiente confuso. Porém, quando fomos fazer a matrícula, descobrimos que existia uma outra unidade recém-inaugurada que também recebia aulas. Como nada disso atesta contra (ou a favor) das habilidades dos professores da escola, e o valor do curso é 3x MENOR que o da aliança francesa, resolvemos tentar.

Tudo certo, fomos pra aula sábado passado pra começar o curso e ficamos esperando mais de uma hora o professor que não chegou. Nesse meio tempo, ligava para a secretaria e ninguém me atendia.
Na segunda-feira ficamos sabendo que o professor tinha ido pra uma unidade e nós tínhamos ido para outra e cada um ficado esperando o outro por lá.
Como o problema foi a comunicação completamente falha entre a escola e o professor, que não é culpa nossa, exigimos que alguma coisa fosse feita, pois essa aula não seria perdida.
Pronto, nesse sábado agora vamos começar, espero, as aulas. Porém, com um professor substituto, só depois será o nosso professor realmente.

Mas porque estou escrevendo sobre isso? Por dois motivos, o primeiro é pra informar o que estamos fazendo nesse tempo pra nos preparar pra entrevista, e o segundo é porque quando comentei sobre esses problemas com alguns conhecidos meus, ouvi a seguinte frase : "Ah, mas vocês queria o que? É 3x mais barato que a Aliança, não tem que exigir muito.". Esse pensamento me assustou, por ser o modo que muita gente encara essas situações. Muitas empresas agem como se estivessem fazendo um favor para os consumidores/clientes.
Eu não me importo se estou pagando R$2.000,00 ou R$2,00, estou contratando um serviço e exijo que ele seja cumprido. SE o local não consegue ter uma estrutura organizada, pois o valor que ele recebe não permite muito investimento, o problema não é meu, não é?
Infelizmente muitos de nós possuímos atitudes conformistas quando temos nossos direitos pisoteados, porém isso é algo que eu não aceito de jeito nenhum. Se pago algo, exijo receber meu retorno.

Esse conformismo encontrado no nosso dia-a-dia quando temos direitos e benefícios pisoteados, como se reclamar fosse sinônimo de "falta de educação", é algo que não entendo e acredito que nunca vou entender.

Bem, mas deixe-me colocar isso de lado e ir colhendo esses acontecimentos para ter o que explicar durante a entrevista durante a pergunta : "Mas por que você quer sair do Brasil?"....


 

1 comentários:

Desculpa... Já cheguei a ir nessa Ecole Saint Paul, além da comunicação ser péssima outros fatores me incomodaram também! Os professores são ótimos, claro... nativos, MAs a administração.
E quando eu fiz o curso, fiquei só duas semanas (2010), pq os alunos falavam mto mal da administração. Ecole Saint Paul... não recomendo!
Falow, tem lugares melhores

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More