23 de agosto de 2011

Não iremos para debaixo da ponte


E já temos o contrato do aluguel (Bail) do nosso apartamento!

Como muitos sabem aqui em Montreal a época em que se encerram os contratos de aluguel é 31 de junho. Como nós chegamos depois desse período, eu esperava sérias dificuldades em encontrar apartamentos para locação. Porém isso não aconteceu.
Se entrarem no site do Kijiji (http://montreal.kijiji.ca/ esse é de Montréal) e do Craiglist (http://montreal.fr.craigslist.ca/) verão a quantidade de anúncios que existem mesmo nessa época do ano, nem estou citando outros inúmeros sites de busca e imobiliárias. Existe ainda pessoas que não colocam anúncios em sites, mas escrevem na janela do apto ou na porta dos prédios/casas uma placa com “Aluga-se” e telefone.

“Ah! Mas então é facílimo achar apartamento. Não sei por que comemorar tanto por ter encontrado um”. Bem, aí é que está o problema...

As fotos que compõem o anúncio não são necessariamente fiéis ao apartamento real. Mesmo que muitas fotos pareçam depreciar o apartamento de tão mal tiradas, ainda assim muitas vezes é 3x pior pessoalmente.
Fomos a apartamentos que eram menores do que meu banheiro. Fomos a outros cujos armários da cozinha estavam quebrados, outros com buracos no teto do corredor, outros cujo chão pareciam esponjas e afundavam conforme pisávamos...

Como disse antes, a data de mudança é em julho, então os apartamentos que olhávamos sobraram por algum motivo...

Mas não deixem que isso abale vocês pq existem muitas pessoas que por diversos motivos estão saindo de apartamentos bons e vocês conseguirão alugar. Ou os apartamentos que eram ruins foram reformados...

Encontramos todas essas opções acima e quando encontrávamos apartamentos realmente bons, não vinham com nada incluso (sem aquecimento, sem eletricidade, sem nenhum móvel ou entrada para eletrodomésticos).

Enfim, ao encontrar um apartamento legal, você preenche uma ficha com seus dados. Aí que está o problema relatado por muitos imigrantes, como o de proprietários ou imobiliárias que checam o histórico de crédito para verificar se o futuro locador é na realidade um risco. Porém um imigrante recém-chegado não possui histórico de crédito e por isso não passará na investigação. Existem outros relatos de preconceito somente por ser imigrante.

Felizmente nós não passamos por esses problemas. Encontramos proprietários muito corretos e pragmáticos. Não estavam interessados em bate-papo desnecessário ou choradeira, queriam fazer um negócio.
Visitamos esse apartamento 2 vezes para ter certeza e quando nos decidimos, fizemos nossa proposta um pouco depois de um outro casal ter terminado de visitar o apto e feito a deles. Com 2 propostas os proprietários tiveram que se decidir e escolheram a gente.

Tivemos muita sorte. Procurávamos um apartamento chamado aqui de 3 ½ (apartamento de 1 quarto), mas acabamos alugando um 4 ½ (apartamento de 2 quartos) perto do metrô, de serviços (supermercado, farmácia e etc)  e de frente para um parque que adoramos quando o conhecemos no inverno (agora no verão é 4x mais lindo, lógico).

Enfim, essa primeira saga está terminada. Já podemos respirar aliviados.

Agora nos aguarda a etapa dos móveis no melhor estilo Do It Yourself.

5 comentários:

Oi John e Marcos, que legal que vcs conseguiram alugar um bom apto. E até que foi bem rápido. Felicidades na nova casa de vcs e ficarei esperando para ler a saga da mobília! Tomara qeu o manual de instruções daí seja bem fácil de entender.
Abraços!
Camila

Oi Meninos!! Que bom que a procura pelo apê já terminou!! Tendo uma base para aportar, fica mais fácil dar os próximos passos!! Qual foi o bairro escolhido? Nós chegaremos em 3 semanas! Beijo grande!!
Zuzus.

Que bom que ja arrumaram "o cantinho", é um alívio danado.

Sobre sua questao, nao acho que vai mudar nada sobre a questao separatista. Quem é separatista vai continuar, quem nao é vai continuar nao sendo, a meu ver. Se tiver que haver alguma mudança, penso que é diminuir a quantidade de separatistas: uma boa parcela deles nem sabe pq. é (sempre ouviu o avô e o pai dizerem que eram, entao por osmose ficam repetindo um discurso sem ter nenhum embasamento). Aos poucos, sinto que o discurso separatista vai se esvaziando. O Jack Layton era um cara que falava em melhorar a condiçao de todos e um reforço ao QC mas pregava a uniao e nao a separaçao. Quem sabe ele tenha arrebatado de verdade alguns separatistas?
abraços
Erika
PS: aproveite as muitas ciclovias para perder o trauma! Eu aprendi a andar aqui aos 36, entao todo mundo pode! :)

Meninos que bom que no final deu tudo certo!!!
Boa sorte no início!
beijinhos

Nossa, muito bom ver as novidades aqui. Estamos loucos pra ver as fotos do apê e de vocês montando os móveis.

Abraços,

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More